16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

União das Freguesias de Coimbra ajuda alunos no acesso ao ensino à distância

30 de Março 2020

A União das Freguesias (UF) de Coimbra associa-se ao movimento #tech4COVID19 e à plataforma para congregar quem quer ajudar alunos sem acesso ao ensino à distância e esses alunos.

A plataforma Student Keep, acessível em http://www.studentkeep.org/, procura combater o problema da desigualdade no acesso à educação, agravado pela suspensão das aulas presenciais devido à pandemia Covid-19. Trata-se de uma resposta, como explica a UF, destinada “a ajudar os alunos que não têm acesso a computador e/ou a internet e que por isso não conseguem acompanhar as atividades escolares propostas pelos professores que tentam lecionar à distância”.

Esta plataforma vai permitir quantificar quantos alunos não têm acesso a um computador ou a internet no seu domicílio e, ao mesmo tempo, angariar e disponibilizar equipamento informático para esses alunos.

O equipamento é obtido através de um sistema de apadrinhamento, no âmbito do qual pessoas individuais ou coletivas se tornam Keepers, disponibilizando temporariamente ou permanentemente equipamento informático.

A plataforma Student Keep está dividida em duas partes, uma destinada a quem precisa de ajuda, onde se identifica e sinaliza o que precisa, e outra parte para quem quer ajudar, disponibilizando o que pode dar ou emprestar.

“Temos de nos reinventar. Ao perceber que muitos dos alunos da nossa freguesia não tinham os meios para poder ter aulas em casa contactei o movimento #tech4COVID19 que responderam logo ao repto e conceberam esta plataforma”, realça o presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, adiantando que “são mais alunos do que poderíamos pensar à partida”.

“Num levantamento rápido que fizemos às nossas escolas, por exemplo no 1.º ciclo, os números são preocupantes: 2/3 não têm computador para ter aulas e 1/3 não tem acesso à internet. O Student Keep pode minorar esse hiato entre quem tem e quem não tem. É uma plataforma, não para nós na União das Freguesias de Coimbra, mas para todo o território nacional. Todos podem e devem participar”, sublinha

A plataforma já se encontro online em http://www.studentkeep.org/.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM