Reforçar os escalões de Sub17 e Sub19, de forma a que possam ascender ao campeonato nacional, como sucedeu já com a equipa de juniores, é a grande ambição da Direção do União de Coimbra, agora designado Clube União 1919.
Empossada no início do mês, precisamente no dia em que o clube celebrou 101 anos, a nova Direção prometeu, durante a campanha, reforçar a qualidade competitiva de forma a que as equipas possam voltar a disputar as competições nacionais.
O clube já garantiu a manutenção do técnico Eduardo Martins (antigo guarda redes da Académica e do União e com um vasto currículo como treinador principal, com passagens pelos sub19 da Académica OAF, sub16 do Manchester City e como adjunto na equipa principal do Farense até junho de 2019) e pretende agora melhorar o seu plantel, tendo já assinado com alguns importantes jogadores nesta categoria.
Para já, está garantida a continuação de Bernardo Soares, Caleia, Kiko e Aguiar, que chegaram ao União em janeiro. Novidades são Gomes e Pablo (ex-Marialvas), as primeiras apostas do clube para reforço do plantel.
“A aposta é clara, queremos recuperar o lugar que já foi habitual no União, durante muito tempo, e que se perdeu nas últimas épocas. Voltar às competições nacionais nos escalões de formação é uma vontade expressa desta Direção. Para atingirmos este objetivo temos que conseguir atrair os melhores e juntá-los aos atletas de qualidade que já temos. Já o fizemos nas épocas passadas no escalão de Sub15 com a subida e consequente manutenção e a aposta agora é nos juvenis e juniores”, explica Alberto Mareco, responsável da Direção para o futebol de formação.
Já Fernando Soares, presidente do clube, acentua “a necessidade de afirmar o União como um clube formador que, para além dos resultados desportivos imediatos, deve conseguir formar jogadores com o intuito de alimentar a equipa sénior do clube”. Sublinha ainda que a intenção do clube passa por “crescer no futebol sénior muito à base dos jogadores que estamos a criar”.
Direção reunião com vereador do Desporto
A Direção do União 1919 iniciou um conjunto de reuniões com parceiros institucionais para a apresentação do seu novo projeto. A primeira realizou-se na Câmara, com o vice-presidente e vereador do Desporto, Carlos Cidade, tendo sido abordados temas como a utilização das infraestruturas desportivas por parte do clube e o novo projeto da Arregaça. Neste encontro, ficou estabelecido que o União 1919 irá passar a utilizar o Estádio Municipal de Taveiro para treinos e jogos, mediante a necessária calendarização. Quanto ao projeto da Arregaça é cada vez mais uma realidade, estando o executivo da Câmara a aguardar apenas a aprovação do lançamento do concurso público em Assembleia Municipal.
Recorde-se que este projeto vai revolucionar todo o complexo da Arregaça, criando condições de excelência para a prática desportiva do clube, com instalações de apoio, em particular balneários e áreas sociais, que irão permitir aos atletas um maior conforto e qualidade no trabalho.
Fernando Soares, presidente do clube, agradeceu o papel fundamental desempenhado pela Câmara Municipal na continuidade do União e, no final do encontro, sublinhou que a equipa que lidera está fortemente motivada para continuar a trabalhar em prol deste clube centenário.