17 de Junho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

UF Souselas e Botão apoia famílias mais vulneráveis

30 de Abril 2020

O impacto que a Covid-19 está a ter na economia, com muitas empresas a fecharem portas, está a refletir-se na vida de muitos agregados familiares da União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão, onde o número de famílias que necessitam de ajuda urgente tem vindo a aumentar.

De acordo com o presidente da UF, Rui Soares, o executivo tem procurado responder “aos pedidos aflitivos” que têm sido reportados à Junta, antecipando apoios que serão depois reportados para a Comissão Social de Freguesia. Dá conta que a Junta tem vindo a apoiar famílias com bens alimentares e assegurou emprego, no setor das limpezas, a um habitante que, “neste cenário de crise, ficou sem trabalho, sendo o único com salário no agregado familiar”. Sublinha que “se houvesse mais dinheiro, mais pessoas podiam ser ajudadas”, uma vez que a Junta está, neste momento, a proceder à limpeza geral de todo o território, precisando de pessoal para esse trabalho.

Rui Soares explica que toda a limpeza de ervas e matos está a ser efetuada “sem recurso a herbicidas, numa forte preocupação com o ambiente e fazendo de Souselas e Botão a freguesia mais ecológica do concelho”. Tem procedido também à recolha de “lixos e monos” e, para assegurar uma freguesia limpa, apela à população para que “mantenha também as boas práticas ambientais”, recordando que a Junta está disponível para ajudar na recolha e encaminhamento desses lixos.

Ainda na área social, a UF está a apoiar alunos com a cedência de computadores ou tablets, que lhes permita o acesso ao ensino à distância. Pede, por isso, a quem tiver equipamentos destes que não necessite que os possa emprestar a quem deles precisa nesta fase. Assume que há também alguns problemas a nível da cobertura da internet, estando a decorrer já os trabalhos de instalação de fibra ótica mas apenas em alguns lugares. Rui Soares espera que a cobertura chegue a toda a freguesia, uma vez que esta situação está já a gerar “algum descontentamento por parte da população”. Segundo o autarca, “vamos ter fibra nas localidades todas da freguesia exceto em Larçã, Paço, Mata de São Pedro, Povoa do Loureiro e Paúl”, tendo a MEO entregue “um requerimento na Loja do Cidadão a solicitar uma licença para passar os cabos da fibra” mas “o contributo da Câmara Municipal de Coimbra foi passar uma contraordenação três meses depois, em vez de passar a licença”.

Rui Soares adianta que, a par com todo este trabalho que está a ser feito na área social, a UF está também “a requalificar a estrada/caminho do Outeiro do Botão a Lagares, a estrada/caminho para a praia Fluvial do Cubo, a estrada/caminho da Mata de São Pedro a Paço, a Rua do Alto da Serra na Póvoa do Loureiro, a estrada das Valas em Souselas, a Rua das Estreitas em Souselas, a Rua dos Olivais na Zouparria do Monte à Rua das Flores em São Martinho, a estrada/caminho da Fonte do Lobo em São Martinho do Pinheiro e os caminhos do Planalto da Mata de São Pedro, que dão acesso à pista de aeromodelismo”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM