24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

UF Souselas e Botão apoia famílias em situação de vulnerabilidade

9 de Abril 2020

O impacto que a Covid-19 está a ter na economia, com muitas empresas a fecharem portas, está a ter já muitos reflexos negativos na vida de muitos agregados familiares. Na União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão não há, para já, nenhum caso de Covid-19 positivo, mas há famílias que necessitar de ajuda urgente.

De acordo com o presidente da UF, Rui Soares, o executivo tem procurado responder “aos pedidos aflitivos” que têm sido reportados à Junta, antecipando apoios que serão depois reportados para a Comissão Social de Freguesia.

Sem citar casos específicos, dá conta que a Junta assegurou emprego, no setor das limpezas, a um habitante da freguesia que, “neste cenário de crise, ficou sem trabalho, sendo o único com salário no agregado familiar”.

“O senhor não queria ‘esmolas’, queria trabalho. Neste momento está já a trabalhar na Junta, foi-lhe adiantado um salário para que pudessem pagar a renda e comer”, realça.

Há também outro caso, que está a ser encaminhado, de um agregado familiar que precisa da ajuda do Banco Alimentar.

“Infelizmente começam a surgir casos desesperados, onde o apoio social é urgente e nós temos que fazer o que nos compete, que é ajudar as pessoas e as famílias”, assegura, explicando que há já várias situações de pessoas que perderam os seus empregos.

Estes casos, bem como outros que poderão surgir, estão a ser apoiados pela UF nesta primeira linha mas vão ser depois reportados para a Comissão Social de Freguesias, para que possam ter um apoio mais concertado.

Acautelar a saúde dos seus habitantes é outra das preocupações da UF. Rui Soares lembra que “ainda não há casos de Covid na freguesia” e espera que assim continue, apelando por isso “a todos os fregueses para que fiquem em casa e para que cumpram as regras de recolhimento domiciliário, mantendo, contudo, rotinas diárias saudáveis”. Sublinha também que a União de Freguesias está pronta para ajudar e disponibiliza o seu contacto – telemóvel 968 053 564 – para qualquer situação de emergência.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM