13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

UF Santa Clara e Castelo Viegas recupera fontanários e melhora capela

26 de Março 2021

A União de Freguesias (UF) de Santa Clara e Castelo Viegas está a recuperar três importantes fontanários em Castelo Viegas. Esta intervenção, já em curso, contempla o fontanário da Quinta de S. José, na Rua dos Pereiros; o da via de Sobral Cid, antes da Universidade Vasco da Gama; e o fontanário de Castelo Viegas que, segundo o presidente José Simão, “é quase um emblema do lugar”.

Os trabalhos visam a recuperação destas fontes, nomeadamente no que toca a arranjos exteriores, pintura e limpeza, encontrando-se todos em funcionamento, ou seja, a jorrar água.

“São fontanários muito bonitos e estes trabalhos vêm embelezar e melhorar este património”, realça José Simão.

A par com estas recuperações, a Junta tem vindo a realizar outros trabalhos, como a melhoria da ponte sobre um dos afluentes do Rio Ceira, na Conraria. De acordo com o presidente, este “pontão foi alargado, garantindo maior segurança a quem por ali passa”, nomeadamente aos agricultores que atravessam aquela via quando se deslocam para os campos de cultivo.

A UF de Santa Clara e Castelo Viegas financiou ainda as obras de remodelação da Capela do Sagrado Coração de Maria, nas Lages, uma intervenção que incluiu pintura e embelezamento do monumento mas também a eliminação das barreiras arquitetónicas. José Simão recorda que “até agora uma pessoa em cadeira de rodas não conseguia subir a escada”, vindo esta intervenção beneficiar todos os cidadãos que têm maior dificuldade de mobilidade que se deslocam a esta capela, que funciona também como câmara ardente.

“Foi um bom melhoramento que fizemos. O arranjo da Capela não foi da competência da Junta mas nós é que pagámos à Fábrica da Igreja para que realizasse as obras”, explica.

José Simão destaca ainda o apoio que a UF deu para as obras da Capela de Cruz de Morouços, bem como as melhorias que têm vindo a ser realizadas no cemitério, com o apoio da Câmara de Coimbra.

A União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas congratula-se ainda por ter, finalmente, autorização do Município para colocar a estátua da padroeira de Santa Clara, Santa Clara de Assis num dos espaços da freguesia. Depois de alguns anos de espera, a estátua vai ser colocada, entro de dias, ao lado da rotunda do Lagar, numa zona que a Junta melhorou, tendo feito uma proteção para dar maior realce à zona, com as cores da freguesia.

Local preparado para receber estátua de Santa Clara de Assis


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM