A União das Freguesias (UF) de Eiras e S. Paulo de Frades e as associações Roda Dianteira e Roda Pedaleira vão realizar dois eventos desportivos que deverão trazer à freguesia, no conjunto, mais de um milhar de participantes.
Bem conhecidas pelas realizações que promovem ao longo do ano com a finalidade de apoiar quem precisa, estas duas coletividades da UF mobilizam-se agora para, em união com a Junta, dinamizarem dois eventos que têm uma forte componente solidária, já que visam recolher bens para apoiar as famílias ucranianas que estão a chegar a esta freguesia.
Assim, no dia 27 de março, a Roda Dianteira vai promover os “Trilhos das Azenhas”, um evento que conta com três modalidades – uma prova de trail com duas distâncias (25 e 17 quilómetros) e uma caminhada com 10 quilómetros.
De acordo com o presidente da associação, Marco Ferreira, estas provas estão abertas a 600 participantes mas no dia da apresentação dos eventos, que decorreu anteontem na sede da Junta de Eiras, já só havia vagas para a prova de 25 quilómetros, tendo as restantes já esgotado, registando-se naquela altura um total de 550 inscrições efetuadas.
Estes eventos contam com um percurso muito atrativo, pela zona do Dianteiro, que, como referiu Marco Ferreira, “é circundado por várias ribeiras”, onde “existem azenhas onde era feita a farinha”.
Já a Roda Pedaleira vai realizar, a 8 de maio, o “Eiras Single Track”, uma prova de BTT com 25 quilómetros que, de acordo com o presidente da associação, Pedro Fernandes, vai passar por “carreiros, num percurso todo à volta de Eiras”, exclusivo para esta realização, já que muitos dos terrenos são propriedade privada. Também neste caso, associado à prova há uma caminhada, aberta a todos aqueles que se queiram associar.
O presidente da UF, Luís Correia, destacou a vertente solidária destas realizações que, para além da promoção do lazer e do desporto, visam angariar bens para apoiar as famílias que estão a chegar à freguesia vindas da Ucrânia. O autarca dá conta que já receberam “uma família, com duas senhoras e seis crianças”, e que aguardam pela chegada, no imediato, de “mais 30 refugiados”.
Recolher bens para apoiar estas famílias é o grande apelo que os representantes destas três entidades deixam a todos os participantes. Lembram que, acima de tudo, são precisos bens de higiene pessoal feminina e para as crianças, assim como alimentos para bebés e crianças. Roupa e alimentos também são bem vindos mas, de acordo com os relatos que vão chegando, são os primeiros bens onde se verifica maior escassez.
Luís Correia assegura que o objetivo passa por garantir “desperdício zero” e lembra que a UF está sempre atenta às necessidades de quem vive com maiores dificuldades, a quem apoia de várias formas, nomeadamente com bens alimentares. “A nossa preocupação é ajudar quem precisa, as famílias que estão a chegar da Ucrânia. Se sobrarem bens, temos famílias a quem apoiar, como já é nosso hábito fazer”, sublinha o presidente.
De referir ainda que o primeiro evento, “Trilhos das Azenhas”, é “duplamente solidário”, já que apoia também a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla de Coimbra, a quem doa um euro por cada inscrição.