A União de Freguesias (UF) de Trouxemil e Torre de Vilela entregou, nos últimos dias, cerca de 13 mil euros a instituições e coletividades da freguesia. Centro Social e Paroquial de Trouxemil, Lar Girassol – Alcarraques, Centro Solidariedade Social da Adémia, Associação Recreativa e Cultural Cioga do Monte, Associação Desportiva e Cultura Adémia, Obra Social de Torre de Vilela e Associação Filarmónica Adriano Soares foram as sete entidades da freguesia beneficiadas, às quais se juntou ainda a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Brasfemes.
O presidente da UF, Horácio Costa, explica que este apoio é feito desde que o atual executivo tomou posse, em 2018, tendo surgido este ano mais cedo, de forma a responder às necessidades que estão a ser agravadas por este contexto de pandemia.
“Este é um apoio ao funcionamento que, mais do que em qualquer outro ano, se justifica, uma vez que muitas coletividades foram privadas das suas receitas habituais e têm mais despesas”, realça o autarca.
Nos outros anos, este apoio tem sido feito mais perto do final do ano, na altura do Natal. O executivo entende, contudo, que este ano se justificava antecipá-lo. “Libertámos esta verba mais cedo para que as instituições percebam que continuamos cá, que estamos atentos e disponíveis para ajudar”, frisa.
A UF quis também dar esse sinal à população, mostrando que está “preocupada com as suas associações e que, dentro daquilo que lhe é possível, continuará sempre a ajudar”, realça o presidente.
Parque Infantil de Trouxemil com novo piso
A par com este apoio na área social, a UF continua a trabalhar no sentido de melhorar os equipamentos da freguesia. Um exemplo disso é a substituição do pavimento do Parque Infantil de Trouxemil por um mais moderno e seguro, uma intervenção feita pela UF em colaboração com os serviços da Câmara Municipal de Coimbra.
Esta intervenção foi feita a “pensar no regresso das nossas crianças e de as voltar a ver brincar e a sorrir com mais segurança nos parques e largos da nossa freguesia no pós-Covid-19”, explica Horácio Costa.
A intervenção já está concluída e aposta na “segurança dos utilizadores”. Apesar dos parques infantis continuarem encerrados, devido à Covid-19, Horácio Costa entende que “é preciso continuar a realizar melhoramentos e a preparar tudo de forma a que, quando a pandemia passar, estarmos prontos e com tudo operacional, para que a população – e neste caso as nossas crianças – possam usufruir destes espaços e possam brincar em segurança”.
Recorde-se que este Parque Infantil foi requalificado em 2018 pela Câmara de Coimbra, à semelhança do que aconteceu em outros equipamentos do género localizados noutras freguesias. Este parque estava encerrado desde 2016 e, com estes melhoramentos, a autarquia pretendeu devolver à população os equipamentos em condições de serem utilizados com a máxima segurança.
A intervenção no Parque Infantil de Trouxemil incluiu a reparação de toda a vedação e do portão de entrada e melhoramento de todo o equipamento multifunções, incluindo pintura e a substituição de todas as madeiras e plataformas que se encontravam danificadas. Foi também arranjado o banco de jardim em madeira, reparada a superfície de impacto, aplicado um painel de informação e pintados os muros e o gradeamento envolventes ao parque infantil.
Atualmente, a UF dispõe de dois parques renovados e “com ótimas condições” para as crianças brincarem – um em Trouxemil e outro em Torre de Vilela –, assim as condições de segurança e saúde pública o permitam.