A União das Freguesias (UF) de Souselas e Botão quer “criar um clube único para a freguesia” que possa conferir um maior dinamismo na área desportiva a este território. O presidente da UF, Rui Soares, pretende reunir brevemente com a população para abordar este assunto e vai sugerir que o novo clube se passe a chamar “União Desportiva de Souselas e Botão”.
A criação deste clube era já desejada há algum tempo pelo atual Executivo, tendo sido dado, no último dia do ano, um passo importante para a sua viabilidade, com a assinatura da escritura de compra e venda e doação do antigo campo do Clube Atlético do Paço. “O clube tinha dívidas às finanças, o campo foi vendido em hasta pública e conseguimos chegar à fala com o senhor que comprou o campo, que aceitou vendê-lo por 50 mil euros. Conseguimos arranjar um mecenas, o sr. Mário Ferreira, da empresa Mário Ferreira e Amadeu – Investimentos Imobiliários, Lda, que comprou o campo e o doou à Junta de Freguesia”, explica Rui Soares.
Na base desta doação estiveram as fortes ligações que Mário Ferreira tem à freguesia, de onde a mãe é natural, daí a sua disponibilidade e vontade de ajudar. De acordo com o presidente, Mário Ferreira “apoiou a ideia desde o início e vai continuar a apoiar o novo clube”. Gostaria, por isso, que pudesse estar presente na reunião que pretende marcar com a população já em fevereiro.
“A criação de um novo clube assume-se como uma oportunidade única para a freguesia em termos desportivos. A nossa intenção é criar um clube mais abrangente, que inclua as mais diversas modalidades e que una a freguesia”, explica.
Rui Soares adianta que a intenção é “agregar neste novo clube os sócios fundadores das coletividades da UF”, aproveitando assim o seu conhecimento e experiência. “Queremos que os nossos atletas possam praticar desporto na nossa freguesia. A nossa intenção é fixar os jovens, atraí-los para a prática do desporto e trazer também para cá praticantes que vivam nas freguesias limítrofes”, reforça.
Apesar de “começar do zero”, o novo clube pretende “aglutinar todas as localidades da UF”, criando assim, como sublinha o presidente, “uma maior envolvência” entre todos.
Para já, o próximo passo será reunir com a população e criar o novo clube. Numa fase inicial, os praticantes poderão utilizar o campo do Calvário, em Souselas, onde a Junta vai construir brevemente uns balneários novos. Depois, mediante o número de pessoas que aparecerem, poderão utilizar o campo do Paço, infraestrutura onde a Junta pretende realizar também algumas melhorias, como a colocação de um campo sintético e a requalificação dos balneários.