16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

UF de Souselas e Botão debate hoje transportes públicos

25 de Outubro 2019

A União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão promove hoje (25 de outubro), a partir das 21h00, no anfiteatro do INEDS – Instituto Educativo de Souselas, uma sessão de esclarecimento e debate sobre o futuro dos transportes públicos nestas localidades.

O presidente da UF, Rui Soares, apela “a todos os fregueses que participem nesta sessão”, sublinhando que “é importante percebermos o que se passa e o que é possível fazer em relação a este tema”. O autarca reitera que “o desenvolvimento das freguesias depende dos transportes públicos”, sendo este “um direito que assiste a todos”.

A UF adianta, em nota divulgada, que convidou para esta sessão o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, bem como todos os vereadores que integram o executivo. Foram também convidados o presidente e todos os membros que integram a Assembleia de Freguesia de Souselas e Botão e, ainda, os presidentes das juntas das freguesias confinantes.

“Cientes da importância que os transportes públicos assumem no desenvolvimento económico e social da nossa freguesia, esta é uma oportunidade única para a população residente questionar e se inteirar sobre o que está a ser pensado e previsto para a reformulação da rede de transportes públicos (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra [SMTUC] e outros operadores) que serve esta União de Freguesias”, esclarece o executivo da UF, sublinhando ainda que “na sexta feira os responsáveis terão oportunidade de explicar à população o que fizeram e o que tencionam fazer” neste setor.

Rui Soares defende que, no âmbito da revisão/alargamento da rede de transportes públicos dos SMTUC em curso, “todas as freguesias do concelho de Coimbra” devem ser servidas por “transportes públicos de qualidade”, preferencialmente pelos SMTUC, medida que defende, aliás, num “abaixo assinado”, que reúne mais de 760 assinaturas que os autarcas envolvidos “tentaram já apresentar, por duas vezes, sem sucesso nas reuniões do executivo municipal”.

“As áreas territoriais de Souselas, Botão, Palheira, Marmeleira, Brasfemes, Antanhol, S. João do Campo, S. Silvestre, Antuzede e Almalaguês são algumas das zonas deste concelho que não são servidas pelos SMTUC ou se o são, são-no de forma extremamente deficiente”, lê-se no documento, que dá ainda conta que “essas deficiências agudizam-se em período noturno, ao fim de semana e em período não escolar”, sendo “evidentes as dificuldades” que as pessoas, nomeadamente as mais idosas, têm quando precisam de ir, por exemplo, ao centro de saúde, hospitais ou à Baixa.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM