A União das Freguesias (UF) de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades vai continuar a premiar o mérito escolar dos alunos que residem no seu território, assim como vai apoiar também os alunos que ingressem ou frequentem o ensino superior.
Os prémios vão reconhecer o trabalho dos melhores alunos de todos os níveis de ensino, do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao 12.º ano, tal como tem sucedido nos últimos anos. A estes reconhecimentos, a Junta, presidida por Jorge Veloso, junta as bolsas de estudo, medida de apoio aos estudantes que ingressem ou frequentem o ensino superior. Recorde-se que estas bolsas foram lançadas no ano passado, já em contexto de pandemia, assumindo-se como uma forma de apoiar os alunos e as respetivas famílias desta UF.
As candidaturas aos prémios e às bolsas de estudo decorrem até 15 de outubro, sendo exclusivas a alunos que residam no território da UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. As fichas de candidatura, bem como os regulamentos, estão disponíveis para consulta no site da Junta, em https://saomartinhodobispoeribeiradefrades.pt/.
No preâmbulo sobre as bolsas de estudo, a UF explica que com esta medida pretende “valorizar e premiar os estudantes que, através do seu investimento pessoal, direta ou indiretamente, contribuíram para a promoção, fortalecimento e desenvolvimento da União de Freguesias”.
Considera ainda que, “a par da já tradicional atribuição de prémios aos melhores alunos no final de cada ciclo de ensino, é um incentivo adicional que visa apoiar e potenciar o empenho nas atividades escolares e apoiar os estudantes da UF no ingresso ao ensino superior”. Desta forma quer “continuar a premiar e ao mesmo tempo apoiar as famílias, com a atribuição aos jovens estudantes de uma bolsa de estudo, no ano de ingresso ao ensino superior, com o objetivo de fazer face às despesas da sua vida académica”, procurando minimizar o seu esforço e conferindo “maior estabilidade psico-emocional ao estudante, de modo que possa prosseguir o seu percurso académico, numa perspetiva responsável”.
De acordo com o regulamento, “o valor máximo da bolsa a atribuir ao candidato em que o seu agregado se encontre no 1.º, 2.º ou 3.º escalão de IRS é de 70 euros”, verba que será atribuída durante 10 meses. O regulamento prevê ainda que, “caso o agregado familiar do candidato esteja num escalão de IRS superior ao 3.º, será atribuída a título de prémio, uma só prestação de 100 euros”.
As candidaturas aos prémios e bolsas decorrem até 15 de outubro, nas secretarias da União de Freguesias, em S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, onde podem ser obtidas todas as informações necessárias sobre este assunto.