19 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades premiou perto de 100 alunos

10 de Dezembro 2021

A União das Freguesias (UF) de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades distinguiu, anteontem, perto de uma centena de estudantes que residem no seu território e que se evidenciaram pelos resultados obtidos no último ano letivo.

A Junta premiou 60 crianças e jovens de todos os níveis de ensino, do básico ao secundário – 10 do 4.º ano, 11 do 6.º, 19 do 9.º e 20 do 12.º –, e entregou, ainda, 32 bolsas de estudo a estudantes que frequentam o ensino superior.

Na cerimónia, que decorreu na Casa do Juiz, em Bencanta, o presidente da UF, Jorge Veloso, congratulou-se com o crescimento que se tem vindo a registar de ano para ano e recordou que este reconhecimento aos melhores alunos começou há 28 anos em Ribeira de Frades, tendo-se estendido a S. Martinho do Bispo há oito, desde a união das duas freguesias. Destacou o significativo aumento registado no número de alunos premiados mas, acima de tudo, no dos estudantes contemplados com as bolsas de estudo. “As bolsas de estudo são quatro vezes mais. Começámos com oito no ano passado e agora entregámos 32. Contávamos com algum crescimento mas não quatro vezes superior”, admite, considerando que esta grande afluência se fica a dever, por um lado, ao maior conhecimento da iniciativa mas também ao facto de a Junta a ter estendido a todos os alunos do ensino superior da freguesia e não apenas aos “caloiros”.

O valor das bolsas de estudo correspondem ao valor da propina, repartido por vários meses, representando, segundo Jorge Veloso, um investimento de cerca de 20 mil euros. A este valor há ainda a somar o valor financeiro dos prémios atribuídos aos restantes alunos distinguidos, que receberam ainda a medalha da UF e uma rosa.

“Para nós, um dos melhores investimentos que fazemos é na educação e na ação social (no caso das bolsas estamos a apostar em ambos) e é com grande satisfação que temos alunos que recebem este reconhecimento sempre, desde o primeiro ciclo ao 12.º ano”, realçou.

Para Jorge Veloso, os alunos premiados transmitem “a confiança e também a certeza de que estamos no bom caminho para atingirmos ou chegarmos cada vez mais perto à excelência do ensino”. Felicitou todos os alunos mas também os pais e os professores, todos fundamentais para o seu sucesso escolar.

Aproveitando a presença da vereadora da Educação da Câmara de Coimbra, Ana Cortez Vaz, o autarca alertou para dois projetos que considera fundamentais para “o desenvolvimento educacional e humano” na UF. A primeira é a necessidade de requalificar a Escola Básica n.º 1 de Espírito Santo das Touregas, “a única que falta requalificar, não só em termos educacionais, com a criação de mais duas salas de aula, instalações sanitárias com qualidade, mas também de recreio, com atividade desportiva e de lazer, incluindo aqui a requalificação do parque infantil, encerrado há cerca de dois anos”. A segunda, há muito ansiada, é a construção da Biblioteca Anexa Municipal de S. Martinho do Bispo, havendo já terreno contratualizado com a Igreja Paroquial, sendo apenas necessário requalificar um pequeno edifício que tem possibilidades para proporcionar aos mais de 6.300 alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino da freguesia (do 1.º ciclo ao superior) “um espaço de leitura e aprofundamento dos seus conhecimentos, não esquecendo a população em geral”.

A vereadora felicitou todos os estudantes distinguidos e lembrou que “o sucesso dos alunos é o sucesso dos professores, das escolas, da freguesia e da cidade”.

Alguns dos momentos da cerimónia da entrega dos prémios aos melhores alunos da UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM