23 de Julho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

UF de Coimbra quer comunidade envolvida na vida da freguesia

10 de Maio 2019

A União de Freguesias (UF) de Coimbra quer que a população esteja cada vez mais envolvida na vida da sua freguesia. Para tal, desafia-a a participar na segunda edição do Orçamento Participativo (OP) e a apresentar propostas que possam contribuir para “a construção de uma UF com qualidade de vida, dinâmica, progressista e inclusiva”.

Apresentado anteontem, na sede desta UF – que, recorde-se, engloba as extintas freguesias da Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e S. Bartolomeu –, o OP surge este ano com algumas novidades, a começar pela dotação financeira, que aumenta 50 por cento, passando de 5.000 euros para 7.500. Para além deste reforço monetário, o executivo decidiu também restringir a participação aos residentes desta UF, com idade igual ou superior a 18 anos.

O presidente, João Francisco Campos, recordou que na edição do ano passado foram apresentadas nove propostas e que apenas uma não era da autoria de moradores. Considera que a participação foi boa mas espera que aumente este ano. “Apelamos à participação ativa dos cidadãos”, desafiou, dando conta que, mediante o valor das propostas apresentadas, pode haver mais do que um projeto a ser contemplado.

João Francisco Campos lembrou também que o projeto que venceu o OP 2018, “ArtEnergy”, está agora a ser implementado, na zona da Pedrulha. Mas, para além desse projeto vencedor, há outros que, embora não tendo ganho, estão também a ser implementados pelos seus proponentes, com o apoio da UF. “Há propostas que, apesar de não terem sido as mais votadas, nos parecem interessantes e, dentro das suas possibilidades, a junta tem ajudado a implementá-las”, afirma o presidente, considerando que tudo aquilo que beneficie as pessoas é bom para a freguesia.

Quem quiser participar pode já apresentar a sua candidatura, que será depois analisada, de 15 a 24 de junho, pela equipa técnica da UF, a quem compete verificar se as propostas são ou não exequíveis. Segue-se a apresentação os projetos, a 26 de junho, e a votação, que decorrerá, presencialmente, de 27 de junho a 22 de julho, nas cinco delegações da UFC. A proposta vencedora vai ser divulgada a 23 de julho.

João Francisco Campos explicou que, este ano, o executivo decidiu “antecipar um pouco o calendário”, de forma a que as propostas vencedoras possam ser executadas o mais rapidamente possível. Espera agora que as pessoas participem e apresentam ideias que possam valorizar a União de Freguesias de Coimbra. Todas as informações sobre o OP podem ser consultadas no site da junta, em https://ufcoimbra.pt.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM