A Universidade de Coimbra (UC) planeia transformar o edifício da Maternidade Daniel de Matos numa residência de estudantes, após a entrada em funcionamento da nova maternidade da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra. O concurso para a construção da nova unidade deverá ser lançado em fevereiro de 2025, segundo anunciou a reitoria da universidade.
A Maternidade Daniel de Matos, atualmente sob gestão da ULS de Coimbra, pertence à UC, que confirmou a intenção de requalificar o imóvel. A reitoria destacou, no entanto, que o projeto só poderá avançar depois de estabelecida uma data para a desafetação do edifício das suas funções atuais.
Já a ULS de Coimbra expressou interesse em manter o edifício da Maternidade Bissaya Barreto, que também será substituído pela nova unidade, como um ativo da instituição. O destino do imóvel será definido no âmbito do Plano Diretor da ULS.
A Câmara Municipal de Coimbra afirmou que não foi consultada sobre o tema, mas apoia a transformação da Maternidade Daniel de Matos em residência universitária, considerando a proposta da UC “uma excelente solução”.
A construção da nova maternidade tem um investimento estimado em mais de 55 milhões de euros.