O Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC) abriu as candidaturas para a segunda edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires, que decorrem até 30 de setembro.
Lançado em 2022, em homenagem a Joaquim Norberto Pires, o prémio “visa estimular e reconhecer iniciativas inovadoras, concebidas e desenvolvidas por estudantes, corpo técnico, docentes ou investigadores da UC, ou pessoas que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional com a instituição, no contexto da sua atividade”.
De acordo com a UC, podem ser apresentadas iniciativas ou projetos de inovação de diversas áreas, nomeadamente científica, cultural, artística, empresarial, social, financeira, de gestão, de governação, de organização interna ou ideias de negócio, excluindo a vertente pedagógica.
“Esta iniciativa é mais uma prova do empenho da UC para com a inovação, a sua comunidade em geral e os seus investigadores e docentes em particular, não esquecendo a merecida homenagem que representa”, referiu o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
Para a presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, este prémio “é um reconhecimento ao percurso do professor Joaquim Norberto Pires que, por isso mesmo, tinha de ter como premissa a distinção da inovação que se faz na UC”.
O júri é composto por personalidades ligadas à Universidade, mas também por personalidades externas e com reconhecido mérito em distintas áreas do saber. O projeto distinguido vai receber seis mil euros ou três mil euros, caso sejam duas as propostas vencedoras.
A cerimónia de entrega do Prémio de Inovação J. Norberto Pires vai decorrer a 5 de dezembro, no Convento São Francisco, em Coimbra.
Na primeira edição, em 2022, a distinção foi atribuída ao projeto “NerveGen”, de produção (por impressão 3D) de dispositivos médicos biodegradáveis para regeneração nervosa periférica.