O Turismo Centro de Portugal (TCP) foi distinguido, na semana passada, nos “The Travel Marketing Awards”, prémios atribuídos em Inglaterra às marcas e organizações ligadas ao turismo que mais se destacam em várias categorias.
O TCP ficou classificado no top-5 na categoria “Destination Brand of the Decade” (“Marca Destino da Década”). Nesta categoria, o primeiro lugar foi para o Turismo da Irlanda do Norte e os restantes finalistas, além do TCP, foram as entidades promotoras de turismo de Japão, Malta e Austrália Ocidental.
Os “The Travel Marketing Awards” definem o padrão de excelência para o marketing no setor do turismo. Instituídos em 2009, são reconhecidos como os galardões de marketing mais desejados em viagens e turismo.
A categoria “Destination Brand of the Decade” é considerada “uma categoria especial”, que aconteceu apenas este ano e que, segundo a organização, premiou destinos que tenham deixado uma marca indelével entre 2010 e 2019. De acordo com os promotores, foram considerados “destinos que tenham assistido a um crescimento notório na sua reputação, desenvolvido novos mercados, lidado com novos desafios turísticos ou aumentado significativamente o número de visitantes”.
Para Pedro Machado, presidente do TCP, este é “o reconhecimento de um esforço permanente na promoção da marca Centro de Portugal, que tem conquistado cada vez mais notoriedade e visibilidade junto do público”. Considera que “a estratégia tem-se revelado acertada, como o comprovam os números de visitantes e outros indicadores da atividade turística: o turismo na região Centro de Portugal cresceu, nos últimos anos, a taxas históricas, ultrapassando a média nacional”.
“O Turismo Centro de Portugal estruturou a sua ação numa estratégia clara, orientada para resultados objetivos e partilhados pelo território, e desenvolveu uma marca e um posicionamento comunicacional sólido e consequente. Desde 2013, foi desenvolvido o Plano de Marketing do TCP e os seus principais vetores de intervenção; desenvolveu-se o rebranding da marca Centro de Portugal; fomos, entre outros reconhecimentos, considerados o ‘Melhor Stand Nacional 2015’, na Bolsa de Turismo de Lisboa, a ‘Melhor Região de Turismo Nacional’ em 2015 e 2019, nos Publituris Portugal Travel Awards, e recebemos prémios como o Grand Prix CIFFT 2017, com o nosso spot promocional ‘Turismo Centro Portugal – Preferred Destination ECTAA 2017’, o ‘Prémio Reconhecimento 2018 – Portugal Trade Awards Publituris’ e a ‘Melhor Entidade Regional Turismo 2018’ nos Prémios AHRESP, entre muitos outros”, enaltece o presidente.
Recorde-se que o Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país, abrangendo uma área de 100 municípios e apresentando “a maior e mais diversificada área turística nacional, proporcionando experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e belas aldeias.