24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Turismo do Centro lança oito roteiros que convidam a explorar a região

2 de Agosto 2019

Quem visitar agora o Centro do país tem à sua disposição oito roteiros turísticos, temáticos, com propostas que abrangem os 100 municípios que integram esta vasta região. Apresentados na segunda feira, no Centro de Congressos de Aveiro, pelo Turismo do Centro de Portugal (TCP), estes roteiros têm como lema “Road Trips Centro de Portugal – 1 é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais” e convidam a descobrir e a explorar a diversidade da região.

Ria de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões são os oito roteiros lançados e que, em pequenos livros, reúnem informações preciosas sobre o património. De acordo com o TCP, em cada um deles, são propostas “oito viagens de três dias”, que integram “não só os produtos turísticos mais distintivos das oito Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Centro – os museus e atrações obrigatórias, as praias mais secretas, as iguarias tradicionais ou os melhores locais para captar fotografias -, mas igualmente recursos exclusivos e transversais, como o Património Mundial”.

Estes roteiros procuram recuperar o conceito de viajar de carro (“Road Trips” são “Viagens por Estrada” em português), a dois, em família ou entre amigos. Os turistas são desafiados a explorar o território e a aumentar o seu tempo de estadia na região, com flexibilidade para parar, contemplar e experimentar o muito que há para conhecer.

O TCP salvaguarda também as questões da sustentabilidade, acessibilidade e usabilidade, através da inclusão de informações práticas sobre como usufruir de experiências mais sustentáveis para os territórios e menos impactantes para o ambiente.

Durante a apresentação, o presidente do TCP, Pedro Machado, explicou que estes guias “são o fruto de um trabalho conjunto de dimensão significativa, que envolveu a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e as oito Comunidades Intermunicipais deste território”, e que tem vindo a ser desenvolvido, de forma ininterrupta, nos últimos quatro anos e meio.

“Estes guias mostram um pouco da magia que está associada a estes territórios. Alimentam o imaginário dos nossos turistas e são um contributo importante para a descoberta da região, ajudando a criar e a distribuir riqueza entre a população”, acrescentou.

Na apresentação destes roteiros estiveram ainda José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro e da CIM Região de Aveiro; Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; vários autarcas e representantes das CIM da região Centro de Portugal, entre outras individualidades.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM