A campanha “Chegou o Tempo” venceu o prémio especial “Vamos Recomeçar” do Festival Terres, que decorreu na Catalunha, Espanha. Produzido pelo Turismo Centro de Portugal (TCP) no contexto da pandemia da Covid-19, o filme, que aposta numa “mensagem de esperança”, conquistou ainda o segundo lugar na categoria “Destino Turístico – Região”.
O prémio especial “Recomencem” foi a principal novidade deste ano do festival espanhol, tendo surgido com o objetivo de distinguir “a melhor produção que estimule o desejo de regressar a viajar depois da pandemia de coronavírus”.
Com estes dois prémios, são já oito as distinções internacionais ganhas por filmes e campanhas do Turismo Centro de Portugal no ano de 2020, em países, regiões e cidades tão diversas como Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Berlim, Madrid, Catalunha, Letónia e Sérvia.
Apresentada a 18 de maio, a campanha “Chegou o Tempo” teve como grande objetivo mostrar aos portugueses que o Centro de Portugal é o destino mais indicado para ultrapassar os dias difíceis do confinamento a que estiveram sujeitos. O filme, realizado por Telmo de Campos Martins para o TCP, apresenta o Centro como “um destino mais seguro, mais autêntico, mais pessoal e mais sustentável”.
A campanha surgiu na sequência de uma anterior, lançada logo nos primeiros dias de pandemia, e que teve o nome de “Haverá Tempo”. Nesse primeiro momento, o TCP apelou aos portugueses para que ficassem em casa, dando nota de que “haveria tempo” para conhecer ou regressar ao Centro de Portugal. Foi a esse tempo de mudança que a campanha “Chegou o Tempo” deu eco – a mensagem de que tinha “chegado o tempo” de voltar a viver e de redescobrir o Centro de Portugal como se fosse a primeira vez.
“Os filmes promocionais do Centro de Portugal já nos habituaram, recentemente, a serem distinguidos internacionalmente. Mas, provavelmente, nenhum dos galardões representa tanto para nós como este prémio especial ‘Recomencem’ atribuído à campanha ‘Chegou o Tempo’”, destaca Pedro Machado, presidente do TCP, considerando que esta é, “sem dúvida, uma campanha inspiradora e motivacional, que apela a procurarmos o que gostamos de fazer e que já não fazíamos há muito tempo”. Ao mesmo tempo, acrescenta, “é uma campanha patriótica, em que dissemos que este era o tempo de ajudarmos os portugueses a retomar a sua vida”.