TUMO Coimbra anunciou a abertura das inscrições para o seu inovador Centro de Tecnologias Criativas, que podem ser feitas através do ‘website’ do centro. O programa, que visa formar a geração do futuro através do desenvolvimento de competências sociais e técnicas na intersecção entre criatividade e tecnologia, oferece 1.500 vagas para jovens dos 12 aos 18 anos.
Localizado no edifício “Correios, Telégrafos e Telefones de Coimbra”, este é o primeiro centro de tecnologias criativas do país e tem abertura prevista para setembro. O espaço possui 2.000m² e está a passar por um processo de reabilitação e transformação interna para se tornar um ambiente inovador, equipado com ferramentas de última geração.
O programa é totalmente gratuito e baseia-se numa pedagogia de auto-aprendizagem e colaboração em projetos reais. Os estudantes participam em sessões presenciais duas vezes por semana, com duração de duas horas cada. Cada aluno tem a liberdade de escolher a área que mais lhe interessa, podendo optar entre oito áreas de competências tecnológicas e artísticas oferecidas pelo centro, que incluem Modelação 3D, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica.
As áreas de aprendizagem são projetadas para unir criatividade e tecnologia, desenvolvendo as habilidades STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), consideradas essenciais para o futuro em um mundo em constante transformação. Essas habilidades estimulam competências sociais como criatividade, inovação, empreendedorismo, colaboração, análise crítica e resolução de problemas.
TUMO Coimbra foi possível graças ao apoio de várias entidades públicas e privadas que se identificaram com o propósito do projeto, incluindo Critical Software, Licor Beirão, Fundação la Caixa, Fundação Santander, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Coimbra, Altice Portugal, Oxy Capital, e os fundadores da Feedzai, Paulo Marques e Pedro Bizarro.