O Troféu Alves Barbosa regressa à estrada já no próximo dia 11 de setembro. Depois de um ano de interregno motivado pela pandemia, a 21.ª edição da prova desportiva de cadetes realiza-se nos dias 11 e 12 e conta com a participação de atletas de cerca de 20 equipas de todo o território nacional e uma equipa espanhola.
No primeiro dia, o percurso inicia-se em Montemor-o-Velho e termina em Águeda e, no segundo, a etapa acontece no concelho e termina com a sempre espetacular subida ao Castelo.
Esta prova, que promove a modalidade do ciclismo junto das camadas mais jovens, homenageia Alves Barbosa, que foi o “expoente máximo” do ciclismo português na década de 50. Foi o mais jovem ciclista a triunfar na Volta a Portugal, em 1951, com apenas 19 anos. Mais tarde alcançaria outro recorde: a tripla vitória na Volta e em 1956 foi 10.º no Tour de France. “Estes são alguns dos motivos pelos quais o Município leva a efeito este evento, promovendo um momento de homenagem a um dos maiores ciclistas portugueses”, realça a Câmara de Montemor-o-Velho.
O Troféu Alves Barbosa é desenvolvido por este Município e conta com a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo da Beira Litoral.
A primeira etapa começa às 15h00 em Montemor e termina em frente aos Bombeiros de Águeda, por volta das 17h30. A segunda arranca às 10h00 de Arazede e termina às 12h00 no Castelo.