17 de Junho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Três ruas da Alta de Coimbra começam a ser requalificadas amanhã

25 de Julho 2021

A Câmara Municipal de Coimbra inicia amanhã a requalificação da Rua Borges Carneiro e do Largo José Rodrigues, seguindo-se as ruas do Norte e de São João. Com este investimento, superior a 730 mil euros, a autarquia dá seguimento à requalificação da zona histórica da cidade e de acesso à Universidade (UC), classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Com esta intervenção, a autarquia pretende, como explica em nota divulgada, “requalificar o espaço público, melhorando a mobilidade pedonal e rodoviária, a iluminação pública, o mobiliário urbano, as infraestruturas do subsolo e a sinalética das vias”. O Município decidiu avançar já com a consignação da obra, de forma a aproveitar o final do ano letivo e, desta forma, reduzir os transtornos que os trabalhos poderão causar a quem utiliza estas vias diariamente.

Esta empreitada encontra-se dividida em três fases: na primeira fase vai ser intervencionada a Rua Borges Carneiro e o Largo José Rodrigues; na segunda vai ser intervencionada a Rua do Norte e a respetiva travessa; e na terceira a Rua de São João. Estas intervenções vão obrigar a alguns condicionamentos de trânsito na Alta da cidade. Já nesta primeira fase, será necessário proceder ao corte da via na Rua Borges Carneiro e no Largo José Rodrigues e a circulação pedonal deverá ser efetuada pela Rua e Travessa do Norte.

Esta empreitada tem como principais objetivos a repavimentação para aumentar o conforto e segurança da mobilidade pedonal, sem perder a memória histórica dos locais, tal como realizado nas vias já requalificadas nos últimos anos; a revisão de infraestruturas, como a passagem subterrânea da rede elétrica e a iluminação led, a instalação de rede de gás natural; a remodelação de redes de abastecimento de água; a dotação de redes separativas de esgotos domésticos e pluviais e o reforço das redes de dados; a alteração das pendentes das ruas, drenando para a zona central e evitando as valetas junto aos edifícios; a revisão do estacionamento e trânsito nas ruas Borges Carneiro e de São João e o acesso ao largo junto ao Palácio dos Melos; levantamento e reposição dos pavimentos na rua de São João para correção de abatimentos; e a revisão das escadas entre o Palácio dos Melos e a Faculdade de Letras, substituindo os degraus fraturados e colocando novos corrimãos.

Integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coimbra, esta empreitada insere-se numa estratégia global onde a autarquia prevê investir mais de quatro milhões de euros nesta zona histórica.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM