24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Trail Running 2019 quer bater recorde de países participantes

20 de Setembro 2018

A organização do Campeonato do Mundo de Trail Running de 2019, que se vai realizar de 6 a 9 de junho, em Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, espera bater o recorde do número de países participantes.

Apresentada na sexta feira, no Convento São Francisco, em Coimbra, esta competição vai trazer a Portugal os melhores atletas da modalidade, em representação de mais de 55 países, prevendo-se que seja um dos eventos desportivos de maior impacto em Portugal no próximo ano.

Coimbra e a vila de Miranda do Corvo são as localidades anfitriãs do evento, que deverá atrair cerca de 20 mil visitantes, contribuindo para dinamizar o turismo e os serviços e produtos da região.

A organização, liderada pela Associação Abutrica, estima receber em Miranda do Corvo mais seleções do que as 50 que participaram no campeonato deste ano, em Espanha, batendo assim este recorde absoluto.

“A tendência é para o número de países aumentar e estimamos que venham mais três a cinco seleções”, disse Tiago Araújo, presidente da Associação Abutrica.

A realização da prova, que decorre de 6 a 9 de junho, está inserida numa parceria com os municípios de Miranda do Corvo e Coimbra, que suportam 67 por cento do investimento a realizar, cuja estimativa oscila entre os 350 a 400 mil euros.

Além de 1.500 atletas participantes, nas provas de 8 e 9 de junho, a organização prevê cerca de 20 mil visitantes e um retorno económico para o comércio local na ordem de 1,5 milhões de euros.

“Apenas um país, a França, tinha conseguido organizar dois campeonatos mundiais. Segue-se Portugal, que vai ser o primeiro país a organizar dois mundiais num espaço de quatro anos, o que é um marco histórico”, frisou José Carlos Santos, vice-presidente da Associação Internacional de Trail Running (ITRA).

Em 2016, o Mundial de ‘trail running’ foi disputado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

Salientando a “ousadia” da Associação Abutrica, que integrava um lote de sete candidaturas, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, disse que vai tentar a inclusão do ‘trail running’ no movimento olímpico, enquanto disciplina do atletismo.

A sessão de abertura do campeonato do Campeonato do Mundo de Trail Running de 2019 está prevista para a Praça 08 de Maio, em Coimbra, no dia 6 de junho de 2019, enquanto a sessão de encerramento será na Praça José Falcão, em Miranda do Corvo, no dia 9.

Nos dias 8 e 9 vão realizar-se duas provas, uma de 42 e outra de 50 quilómetros, com uma participação total de 1.500 atletas.

A Comissão Organizadora é constituída pela Associação Abutrica, Federação Portuguesa de Atletismo, Associação Internacional de Trail Running, municípios de Coimbra e Miranda do Corvo, Associação de Trail Running de Portugal e a empresa Berg Portugal, patrocinador oficial.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM