A tradicional Feira dos Lázaros regressa domingo (26) ao Largo D. Dinis e ao Bairro de Celas. Dois grupos folclóricos de Coimbra mantêm viva esta tradição, recriando um dos eventos que, na época pascal, tantos forasteiros trazia à cidade e que continua, atualmente, a atrair muitos visitantes.
O Largo D. Dinis e o Bairro de S. João, em Celas, acolhem, assim, entre as 10h00 e as 18h00, mais uma recriação desta tradição. Promovidas pelo Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra (GFCPUC) e Grupo Folclórico de Coimbra (GFC), respetivamente, estas duas feiras convidam a população e os visitantes a “perderem-se” nesta zona da cidade e a desfrutarem dos sabores tradicionais e dos ambientes vivenciados nas feiras de antigamente.
No penúltimo domingo antes da Páscoa e cumprindo a tradição, a população veste-se a rigor e recria, nestes dois largos, ambientes de confraternização que caracterizavam a Feira dos Lázaros, sendo este um evento que se realizava no domingo de Lázaros.
Esta feira centenária continua atualmente a deslumbrar a comunidade. O GFCPUC iniciou esta recriação no Largo D. Dinis em 1991 e, desde então, todos os anos volta a revivê-la. Esta tradição acabou por estender-se também ao Bairro de Celas, para onde se mudaram tantos “salatinas” da velha Alta, numa recriação do GFC.
Em ambos os locais, os elementos do Grupo, trajados a preceito, vão apresentar nestas feiras todos os produtos característicos deste evento, desde os doces conventuais à doçaria tradicional de Coimbra, como o “Manjar branco” ou os “Pastéis Santa Clara”, bem como os famosos petiscos servidos na célebre “tasca” recheada de sabores vão agradar os paladares dos visitantes.
A fazer companhia à gastronomia estará também o artesanato e os brinquedos típicos, em madeira, que fazem recordar as memórias de muitas gerações e divertir os mais pequenos.
Outra das grandes atrações são os famosos “Lázaros”, doces em forma de galinha que são o mote desta iniciativa.