18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Terreiro da Fonte em Eiras transforma-se em cenário medieval durante três dias

28 de Abril 2023

O Terreiro da Fonte, da União das Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades, vai transformar-se num verdadeiro “Mercado Medieval”, já a partir de amanhã (29) e que se prolonga até segunda-feira (1), com muitas novidades, onde os visitantes vão poder viver uma experiência bem medieval por estes dias.

Tendo como objetivo “recriar hábitos antigos e mostrar produtos de outras épocas”, através de muita animação e teatralizações, este ano a temática centra-se no romance de Dom Pedro e Inês de Castro.

“O intuito é também dignificar esta história, através de recriações e teatralizações históricas, sejam fixas ou itinerantes, indo ao encontro deste enredo, do amor proibido de Inês de Castro”, desvendou Nuno Marques, da Episódio, associação parceria do evento.

Animação e espetáculos de fogo, a cargo da Episódio, também caracterizam o Mercado Medieval, bem como as danças e bailias proporcionadas pela Academia Wolfdance. Entre as várias iniciativas a decorrer ao longo dos três dias, esta “viagem” medieval é marcada pela chegada de Dom Pedro com o cortejo que vai percorrer as ruas da freguesia e culmina, cerca das 16h00, no Largo do Terreiro da Fonte, simbolizando a abertura do Mercado.

“A população está convidada a participar neste desfile, bastando, para isso, vestir-se a rigor”, disse Mafalda Lopes, da Academia Wolf Dance, também entidade parceira da iniciativa.

Ainda dentro da programação, a UF convida os visitantes, a partir das 15h30 de domingo (30), a fazer uma “viagem” pela história de Eiras com o investigador e historiador João Pinho, através de uma visita à Capela de Espírito Santo, edifício pertencente ao património histórico daquela freguesia.

No total, o recinto vai receber 24 expositores, entre artesãos e taberneiros, e sete tasquinhas de “comes e bebes”, que além do tradicional porco no espeto vai dar oportunidade de os visitantes aguçarem o paladar com pratos alusivos à época. Pão com chouriço, sopa da pedra, enchidos e queijos são algumas das iguarias que vai poder provar, não faltando também os doces conventuais, incluindo o famoso e antigo Manjar Branco.

Para “brindar”, a população terá de adquirir um copo de barro e desfrutar de uma experiência única e bem medieval.

Na área do artesanato serão apresentadas “peças únicas”, desde bijuteria, tiaras, pedras e cristais, incensos, produtos naturais, brinquedos, couro e peças em macramé, estatuetas e tarot. Aqui, vai ser possível apreciar a arte do saber fazer de artesãos vindos da freguesia, “cerca de 20%”, bem como a nível nacional.

Este ano, os mais pequenos também não foram esquecidos, pois o Mercado vai ter entretenimento para os mais novos, que é nada mais, nada menos do que um “carrossel medieval”.

A entrada no V Mercado Medieval (segunda edição a realizar-se em Eiras) é gratuita e vai funcionar no sábado (29), das 11h00 às 22h30, no domingo (30), das 12h00 às 22h30, e no último dia (1 de maio), das 11h00 às 17h00.

O certame vai obrigar ao corte de circulação, visto que Luís Correia anunciou que irá fechar o Largo por completo, ficando por isso o trânsito no centro de Eiras completamente condicionado.

Luís Correia, presidente da UF de Eiras e São Paulo de Frades, partilhou a importância social e cultural deste evento que promove “a valorização e preservação do património histórico e cultural, tendo um impacto sócio-cultural muito positivo nas localidades em redor à sua realização, com a participação e envolvência de uma faixa etária muito alargada”.

“Considerando a adesão e a satisfação com que as pessoas saíram de Eiras na edição anterior, esperamos que este ano consigamos superar, até porque estamos a fazer uma aposta forte e clara. Duplicámos o orçamento que tínhamos do ano passado, alargámos o evento para três dias, assim como temos mais figurantes e mais espetáculos”, vincou o autarca.

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM