27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

TCP disponibiliza nova plataforma para apoiar trabalhadores à distância

17 de Setembro 2021

A Turismo Centro de Portugal (TCP) lançou uma nova plataforma que pretende funcionar como um índice de tudo quanto existe na região, para quem opte por trabalhar de forma remota, a partir da região Centro.

Acessível em https://workfrom.turismodocentro.pt, disponibiliza um índice, por sub-região, onde se encontram os diversos espaços onde podem trabalhar, nos diferentes regimes – co-work, incubadora artística, incubadora, centro de negócios, centro empresarial, espaço empresarial, hub criativo, hotel, parque tecnológico, co-living, espaço colaborativo, incubadora de base rural, residências artísticas e retiro de empresas. Tem também um espaço de testemunhos, de histórias na primeira pessoa, sobre “como é trabalhar desde o Centro de Portugal”, em cada uma das oito sub-regiões.

A plataforma é um dos instrumentos do “Work From Centro de Portugal”, projeto que “pretende demonstrar que a região Centro oferece vantagens únicas para quem tem a possibilidade de trabalhar de forma remota ou alternativa aos escritórios tradicionais, nas mais variadas vertentes, como o nomadismo digital ou as residências artísticas, naquela que é uma tendência global amplificada pela pandemia”, refere a TCP.

Para o presidente, Pedro Machado, “este projeto é a materialização da estruturação de um novo produto turístico que é o ‘nomadismo digital’”. Trata-se, como refere, de um projeto “construído em estreita parceria com instituições públicas, associações, empresários mas, e sobretudo, com pessoas”, tanto as que habitam no Centro do país como as que nela trabalham ou as que potencialmente aí queiram viver e trabalhar.

“O trabalho remoto, no local certo, pode andar de mãos dadas com o conceito de felicidade. De facto, podemos trabalhar onde somos mais felizes. Podemos trabalhar junto à costa e surfar no final do dia, assim como podemos voltar ao nosso lugar de origem, para junto de família e amigos, e trabalhar a partir de um cowork local. Podemos escrever um livro no sossego de uma aldeia serrana ou podemos ser itinerantes e trocar de lugar de trabalho regularmente”, explica Carlos Bernardo, da Tipo-grafia, empresa autora do projeto, em co-autoria com a TCP. “É neste quase infinito de possibilidades que o conceito de trabalho remoto se cruza com os territórios e consequentemente com o conceito de turismo. As escolhas sobre o lugar de trabalho são feitas em função do que o lugar pode oferecer. Foi a pensar na estruturação dessas oportunidades que surgiu o Work From Centro de Portugal”, acrescenta.

A TCP realça que o objetivo do projeto passa por “unir o território do Centro de Portugal em redor deste conceito emergente e com grande potencial de aplicabilidade”, procurando “qualificar e educar a oferta para as necessidades desta nova forma de trabalhar e, ao mesmo tempo, seduzir a procura, com critério e transparência”.

Ao longo dos meses de trabalho já realizado neste projeto foram desenvolvidas várias iniciativas, como a elaboração de um Manual de Boas Práticas, dinamização de workshops dirigidos tanto ao setor público como privado e apresentação do território através da história das pessoas. Tudo isso encontra-se agora na nova plataforma.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM