A mudança do posto territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Avenida Dias da Silva para o antigo Centro de Saúde de Souselas deverá estar para breve. O presidente da União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão, Rui Soares, lembra que ter o posto de Souselas sediado na vila é uma ambição que conta já com muitos anos, tendo sido mesmo cedido o terreno para esse fim.
Decorridos cerca de duas décadas, a verdade é que o posto territorial de Souselas continua a funcionar no centro da cidade de Coimbra, uma realidade que a UF quer ajudar a alterar, tendo disponibilizado as instalações do antigo Centro de Saúde para esse fim.
“A ideia foi bem aceite pelo comandante do posto territorial de Souselas que por sua vez a apresentou também ao comandante da GNR de Coimbra. Já visitaram as instalações e está tudo a ser tratado para que, a curto prazo, essa mudança aconteça”, explica Rui Soares, acrescentando que “está tudo pronto para que possa avançar, faltando apenas o aval de Lisboa”.
O autarca diz que da parte da Junta há “toda a disponibilidade” para que este seja um processo rápido e benéfico para ambas as partes, uma vez “que não envolve grandes custos e representa um importante reforço na segurança não só da UF mas da região”.
Rui Soares espera que “até ao final do ano surjam avanços nesse sentido” e lembra que as instalações têm todas as condições para acolher este posto territorial, sendo apenas necessário realizar algumas obras de melhoramento e construir garagens, havendo espaço suficiente para isso. O presidente assegura que esta intervenção não põe em causa o normal funcionamento das instalações contíguas, que estão cedidas à Casa do Povo, que tem “uma atividade cultural e social intensa”.
“A nossa intenção é ficar definitivamente com o posto territorial de Souselas em Souselas”, defende, recordando que a ideia do Executivo é mudar a sede da Junta para o centro da vila, mais propriamente para as antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos, deixando assim livre aquele edifício para a GNR.