23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Souselas e Botão: Mata de São Pedro pronta para receber pilotos de todo o país

21 de Maio 2021

A Mata de S. Pedro, na União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão, pode agora receber pilotos de todo o país, que encontram à sua disposição uma área ampla, com 43 hectares, onde podem realizar os testes às viaturas de ralis.

O protocolo de cedência deste espaço para esse fim foi assinado anteontem, no Planalto da Mata de S. Pedro, pelo presidente da UF, Rui Soares, pelo presidente do Conselho Diretivo da Assembleia de Compartes dos Baldios da Mata de S. Pedro, Paulo Fernandes, e pelo representante da Art of Speed, Frederico Luís.

Graças a este acordo, a Art of Speed, empresa que se dedica à exploração de uma oficina automóvel em Souselas e que presta assistência a carros de rali, vai poder utilizar a Mata de S. Pedro para efetuar os necessários testes aos veículos, de forma a averiguar de estão em condições para as competições.

Durante a assinatura do protocolo, Frederico Luís sublinhou que este acordo, que só foi possível graças à comunicação entre a empresa e a Assembleia de Compartes, através da “ponte” feita pela Junta, vai beneficiar toda a Freguesia.

Trata-se de um espaço, como explicou, “muito grande, com 43 hectares”, situado na região Centro e que reúne todas as condições para “ir buscar pilotos de Norte a Sul do país”.

Frederico Luís considera que este acordo vai ser “benéfico para toda as partes”, uma vez que esta utilização vai proporcionar uma maior “manutenção e cuidado dos caminhos” e mesmo a abertura de outros novos. “A Mata reúne condições fantásticas, tem uma zona de piquenique boa para receber as pessoas, o clima é bom e o circuito que se possa vir aqui montar parece-me desportivamente e tecnicamente muito bom”, sublinhou, recordando que houve sempre o interesse de que este projeto fosse desenvolvido na UF de Souselas e Botão. Agradeceu ao Executivo da Junta por, “desde a primeira hora, se ter mostrado disponível para ajudar a encontrar um local” e espera que esta parceria traga “bons frutos” para todos, dinamizando também a economia local.

O presidente do Conselho Diretivo da Assembleia de Compartes dos Baldios da Mata de S. Pedro, Paulo Fernandes, enalteceu a importância deste tipo de parcerias, que contribuem para a dinamização deste espaço, “o maior baldio do concelho de Coimbra”, ao mesmo tempo que o abrem ao usufruto da comunidade e de várias entidades, obtendo também daí alguma rentabilidade, sendo “toda a receita angariada canalizada para a manutenção do espaço”. Lembrou ainda que este não é o primeiro acordo estabelecido pela Assembleia de Compartes dos Baldios com vista à utilização desta mata, uma vez que têm também uma parceria com o Clube de Aeromodelismo de Coimbra, que aí dispõe de instalações.

Rui Soares lembrou que o trabalho de um presidente passa por “aproveitar ideias e por fazer pontes”, numa união de vontades que seja benéfica para a projeção e dinamismo da Freguesia e, neste caso, também do Planalto, uma “zona excelente, do melhor que há” neste território, que tem servido de palco a algumas realizações, nomeadamente encontros de seniores e crianças.

Espera agora que “os pilotos venham e que se façam muitos testes de rali”, já que o objetivo deste acordo passa por “trazer gente de fora para a Freguesia, dá-la a conhecer e mostrar ao país e ao mundo que se vive bem em Souselas e Botão”.

Rui Soares lamenta que ainda haja habitantes que não conhecem este espaço e deixa, por isso, um convite para que vão descobrir este “sítio super aprazível”, que tem sido alvo de cuidados de tanta gente para “assegurar a sua manutenção, para proteger a floresta e para manter os caminhos bem tratados”. Apela a um maior apoio da Câmara de Coimbra e da Proteção Civil nesse sentido, já que ao manter esses caminhos limpos estão também a prevenir incêndios e a garantir um fácil acesso das pessoas e dos próprios bombeiros àquela zona.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM