11 de Fevereiro de 2026 | Coimbra
PUBLICIDADE

Souselas e Botão celebram Feira das Colectividades com três dias de festa

30 de Maio 2025

O recinto das festas de Souselas é palco da 10.ª edição do Encontro das Colectividades da União de Freguesias de Souselas e Botão, que começa já hoje (30) e decorre até domingo, dia 1 de junho.

Mais do que um evento de convívio, esta Feira das Colectividades tem-se afirmado como uma montra da identidade cultural, da gastronomia e do dinamismo social e económico da região, reunindo dezenas de entidades e milhares de visitantes.

Organizada pela União de Freguesias de Souselas e Botão, a Feira celebra este ano uma década de existência com um programa reforçado e diversificado. Rui Soares, presidente da Junta, destaca que esta é “uma grande festa das pessoas e para as pessoas”, sublinhando a importância do evento como “um momento de convívio e amizade, mas também de divulgação e afirmação deste território e dos seus produtos endógenos”.

Gastronomia, artesanato e cultura

Ao longo destes três dias, cerca de 20 coletividades locais vão dinamizar tasquinhas com pratos tradicionais como a chanfana, o leitão, o bacalhau com batatas a murro, sopa da pedra e outros petiscos típicos da região. O certame conta com bancas de artesanato e produtos regionais como vinho, azeite, mel e doces, com destaque para a participação da Adega Cooperativa de Souselas.

O evento arranca hoje, pelas18h30, com a cerimónia de abertura, seguida do colorido Desfile da Festa da Flor. Às 21h30, sobe ao palco Leonor Quinteiro, jovem promessa da música local, que será acompanhada por Cuca Roseta, numa atuação especial que celebra a relação de madrinha e afilhada artística. A noite termina ao ritmo contagiante dos Bad Monkeyz.

Amanhã (31), a animação começa às 11h00 com a atuação do grupo de bombos “Vai a Todas” e continua com o III Encontro Nacional de Hondas Monkey 125, um evento motard que já se tornou tradição. À noite, pelas 21h30, atuam “Doutor e os Aflitos”, seguidos dos históricos UHF. A festa prolonga-se madrugada dentro com o set de DJ Nuka.

No último dia, assinala-se o Dia da Criança com atividades dedicadas aos mais pequenos, como insufláveis, pinturas faciais e animação itinerante. A manhã começa com os gaiteiros “Ciprigaitas e Katembas” e uma aula aberta de zumba. À tarde, pelas 14h30, atua a Tuna Souselense, antecedendo o XLIII Festival de Folclore, com a participação de mais de 250 elementos de grupos etnográficos nacionais. A festa encerra com o DJ Duck, às 19h00.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM