Souselas vai receber a quarta ronda do Campeonato do Mundo de Enduro, que vai decorrer de 1 a 3 de julho, naquela vila e em localidades circundantes a norte de Coimbra, reunindo mais de uma centena de pilotos das mais variadas categorias de modalidades, com a previsão da presença de 12 mil espetadores durante os três dias da prova.
A prova, organizada pela Alhastro Clube de Todo-o-Terreno (ACTT), vai contar com uma super-especial, a 1 de Julho, entre Souselas e Botão, seguindo-se, nos dois dias seguintes, uma competição de índole mundial, com um percurso de 50 a 55 quilómetros, que vai passar por diversos pontos do concelho, contando com três zonas de espetáculo (duas em Souselas e uma em Ponte de Vilela).
A competição vai “cumprimentar” a cidade quando os pilotos subirem a encosta nas proximidades de Logo de Deus e Urbanização de Santa Apolónia, permitindo o avistamento para a Lusa-Atenas, que serve de convite às equipas visitarem Coimbra e fazer parte das festividades da Rainha Santa Isabel.
Além dos melhores pilotos dos quatro cantos o mundo, Souselas recebe também uma caravana de pilotos portugueses que enfrentam o desafio proposto pela Alhastro Clube de Todo-o-Terreno, União de Freguesias de Souselas e Botão e o Município de Coimbra.
O Campeonato do Mundo de Enduro surge depois de Souselas já ter acolhido cinco provas nacionais, tendo o privilégio de ter atribuído o título de campeão absoluto, em julho de 2020.
“A caminhada foi longa”, enfatiza o presidente da União de Freguesias de Souselas e Botão, Rui Soares, ao reforçar que “só é possível acolher a prova internacional, porque o executivo que lidera a autarquia mudou”. O autarca afirma ainda que tudo que seja para promover a freguesia “estamos sempre disponíveis para participar”, mencionando que em Souselas já há provas do Campeonato Nacional de Enduro e já houve testes de ralis em pisos de terra e asfalto.
“Queremos ser também uma referência ao nível dos desportos motorizados e temos condições para isso”, acrescenta Rui Soares.
A empresa portuguesa Prime Stadium vai assumir a promoção do Campeonato, tendo ainda alcançado um acordo inicial para um período de dez anos, de 2022 a 2031, inclusive. O recém-nomeado promotor vai assumir o controle da temporada 2022 com sete jornadas para o Campeonato Mundial FIM EnduroGP que tem início hoje em Espanha, antes da vinda na semana seguinte a Portugal – Peso da Régua. Após a jornada lusa, seguem-se Itália, Suécia, Portugal (Souselas), Eslováquia, durante junho e julho, para os dois eventos finais na Hungria e Alemanha, em agosto e outubro, respetivamente.