27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Soure vive tradição do S. Mateus com cuidados redobrados

18 de Setembro 2020

A tradição do S. Mateus continua viva no concelho de Soure. Apesar das obrigatórias contingências e de todos os condicionalismos provocados pela pandemia da Covid-19, o Município decidiu avançar com a festa, mantendo viva esta realização que faz parte da identidade do concelho.

Bastante mais contido, o programa começou ontem e estende-se até terça feira, tendo como ponto alto a histórica Feira de S. Mateus, que integra a Fatacis – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure e as tradicionais feiras das Nozes, das Cebolas, da Madeira e Generalista. A tudo isto junta-se ainda um programa cultural simbólico, que deixa de fora os grandes concertos musicais. De fora fica também a Feira das Freguesias, um evento onde as várias freguesias do concelho se apresentavam aos visitantes, numa montra onde privilegiavam a gastronomia, o associativismo e a cultura.

Promovido pela Câmara e Associação Empresarial de Soure, o programa teve que ser readaptado, de forma a evitar a aglomeração, sendo habitual ter em Soure milhares de pessoas durante as festas. Para evitar o risco de contágio, as várias feiras vão decorrer entre as 10h00 e as 20h00 e não se vão espalhar pelas ruas do centro da vila. Os comerciantes estão em recinto delimitado, no espaço da Fatacis, no Espaço 1111 e Parque dos Bacelos, com cerca de oito hectares. De acordo com o presidente do Município, Mário Jorge Nunes, vai haver controlo das entradas, podendo entrar 4.000 pessoas em simultâneo, salvaguardando assim uma área bastante acima do recomendado.

A Fatacis conta apenas com 80 expositores (habitualmente chegava aos 200) dos mais variados ramos de atividade económica. Este certame decorre totalmente ao ar livre, no Espaço 1111, ocupando também a zona habitual dos carrosséis e outras diversões, que este ano não estão presentes.

No recinto estão ainda dois espaços de restauração, respeitando as regras recomendadas pela Direção Geral de Saúde e que se aplicam também aos restantes cafés e restaurantes do concelho.

A Feira da Madeira encontra-se no local onde decorre habitualmente, na Várzea das Mós, enquanto a das Cebolas passou para a Rua da Vitória e Largo D. Manuel I, num espaço junto à Feira das Nozes, estando sinalizado um circuito pedonal único. A Feira Generalista encontra-se no Parque dos Bacelos.

A autarquia lembra que todos – expositores e visitantes – são obrigados ao uso de máscara e recomenda que usem as centenas de dispensadores de álcool gel que se encontram dispersos pelo recinto para desinfetarem frequentemente as mãos.

A nível musical, apesar de ficarem de fora os grandes concertos, não vai faltar a animação, com os espetáculos dos artistas locais a decorrerem na Praça da República, em frente à Câmara Municipal. Limitados à presença de 150 pessoas, os eventos vão ser transmitidos online, em direto, nas plataformas digitais da autarquia.

O programa musical abriu ontem com o Grupo de Guitarras António Catarina. Hoje atua a banda Rockluso, amanhã a banda GMB, no domingo a Escola de Música Michael e Big School e na segunda feira, a encerrar, vai estar a Orquestra Ligeira 15 de Agosto Alfarelense.

Na segunda feira, o destaque vai ainda para as celebrações do Dia do Município de Soure, com a habitual sessão solene, que conta com a intervenção dos representantes autárquicos locais. Durante a cerimónia, vão ser homenageadas personalidades do concelho ligadas à área da saúde. A Medalha de Mérito Municipal Grau Honorífico de Prata vai ser entregue a José Aníbal Barreiros, delegado de Saúde de Soure; e a Medalha de Mérito Municipal Grau Cobre será entregue à enfermeira Cátia Gonçalves, que lidera o grupo de voluntários profissionais de saúde da Covid-19 de Soure, numa homenagem a todos os membros do grupo.

Na terça, mesmo já não havendo feira, vai realizar-se a habitual missa campal, na Capela de S. Mateus, mantendo assim a tradição da romaria de S. Mateus e do piquenique que costuma juntar a população do concelho.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM