10 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Soure debate saúde mental

12 de Outubro 2018

O Município de Soure promove, na terça feira, a partir das 9h30, no Pavilhão Mais Desporto, na Quinta da Coutada, o colóquio “Pensar a Saúde Mental”, procurando chamar a atenção pública para a sensibilização e necessidade de reflexão para as questões da saúde mental como uma causa comum e transversal, onde a dignidade da pessoa com estas problemáticas deve ser uma vertente inquestionável.

A Câmara Municipal associa-se assim às celebrações do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinalou na quarta feira, 10 de outubro. Quem quiser participar deve inscrever-se até ao final do dia de hoje, através do e-mail cpcj.soure@cm-soure.pt.

Durante a apresentação do evento, que decorreu ontem, em Coimbra, o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, recordou que as perturbações da saúde mental e os distúrbios mentais são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI, defendendo por isso que importa refletir sobre esta temática que deixa “os cidadãos mais vulneráveis”. O Município tem feito, como sublinhou o autarca, “uma grande aposta nas pessoas e na qualidade de vida” e este seminário vai também nesse sentido.

A presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Soure, Manuela Santos, destacou também o importante trabalho que tem sido feito no concelho, pela Comissão, Câmara e outras entidades ligadas a estas temáticas da saúde. O seminário será mais uma de muitas iniciativas previstas, onde se destaca o desejo de lançar, já no próximo ano, um Observatório para a Saúde Mental, um “projeto pioneiro” que, de acordo com aquela responsável, deverá estender-se à região, procurando atuar com base no diagnóstico local realizado e que aponta a violência doméstica, a parentalidade comprometida e o sucesso educativo como os “três principais pilares” onde é necessário atuar.

O Seminário vai realizar-se na terça feira, a partir das 9h30. A sessão de abertura conta com intervenções de Manuela Santos, Mário Jorge Nunes e da presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse. Estão também convidados o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

“Famílias Saudáveis, crianças felizes” e “O papel da comunidade – novos desafios” são os temas dos dois painéis, que contam com a participação de vários especialistas ligados à área da saúde mental. O evento termina por volta das 17h30, com a intervenção de Mário Jorge Nunes.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM