Luís Marinho vai continuar a presidir à Assembleia Municipal (AM) de Coimbra. Logo após a cerimónia de tomada de posse dos órgãos eleitos do Município de Coimbra, durante a primeira reunião da AM, foram apresentadas a sufrágio duas listas (Listas A e B), a primeira pelo Partido Socialista (PS) e pelo movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), encabeçada por Luís Marinho, e a segunda pela coligação Juntos Somos Coimbra, encabeçada por Lídia Pereira.
Os 51 deputados municipais que compõem este órgão elegeram o socialista, que se mantém assim na presidência da Mesa da AM, tendo vencido por apenas um voto, tendo-se registado 23 votos na Lista A, 22 na Lista B, cinco brancos e um nulo.
A Mesa da AM é então presidida por Luís Marinho e tem como primeiro e segundo secretários Graça Simões (CpC) e Paulo Cardoso (PS), respetivamente.
No seu discurso, Luís Marinho deixou a garantia de que trabalhará para garantir que a AM possa funcionar com recursos reforçados, de forma renovada. “Cada vez mais me orgulho de, ao longo dos mandatos que tenho tido, garantir a normalidade democrática. Não há nada melhor do que uma normalidade. A normalidade na unidade é essencial, é tranquilidade, paz, entendimento, espírito e solidariedade”, sublinhou.
Manifestou, ainda, o desejo de reforçar a participação no debate e de dar a “conhecer a mudança deste órgão” lá fora, de forma a “espelhar o respeito social e político que este órgão merece”.
Nesta primeira reunião, Manuel Rocha, deputado da CDU, apresentou uma proposta para reforçar o quadro permanente do pessoal de apoio à AM, espaços próprios para deputados e garantir que comissões permanentes possam funcionar, proposta que será debatida na próxima sessão.