19 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

SMTUC vão contratar 29 novos motoristas

25 de Junho 2021

A Câmara Municipal de Coimbra, através dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), vai admitir 29 novos assistentes operacionais para a função de motorista. Publicado em abril, o concurso encontra-se já na fase da primeira análise às candidaturas formalizadas, tendo sido admitidos 58 candidatos que irão realizar as provas teórica e prática na primeira quinzena de julho.

A Câmara prossegue, assim, o seu objetivo de reforçar o serviço público de transportes urbanos, apostando na contratação de motoristas e aquisição de viaturas. Quanto este concurso estiver concluído, terá admitido 93 novos trabalhadores para a função de motorista nos últimos três anos, um reforço que, como realça, “tem permitido a melhoria e reforço da rede dos SMTUC”.

Recorde-se que o Município tem investido na extensão da rede dos SMTUC a todo o concelho. Depois de, em dezembro de 2019, terem chegado à zona sul do concelho, passando a servir as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache e Torres do Mondego e reforçando ainda o serviço em São Martinho do Bispo, os transportes públicos municipais chegaram agora, a 1 de abril, às freguesias da zona norte, designadamente Brasfemes, Souselas e Botão, sendo ainda reforçada nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela, beneficiando mais de 20 mil habitantes. A próxima fase, anunciada para breve, passará pela extensão às freguesias da margem direita do Mondego, como Antuzede, São João do Campo, São Silvestre, São Martinho de Árvore e Lamarosa, até ao limite do concelho.

No dia 1 de junho, entrou também em funcionamento a primeira fase da Ecovia. Um sistema “park & ride” servido por nove novos autocarros 100% elétricos que percorrem linhas especiais de transporte público entre os parques de estacionamento periféricos e os principais destinos dentro da cidade de Coimbra. Uma aposta da Câmara de Coimbra no relançamento de um sistema acessível e ecológico que pretende poupar a cidade à entrada de milhares de automóveis por dia e à emissão de toneladas de gases carbónicos para a atmosfera, designadamente na Alta histórica da cidade. A Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra já são parceiros institucionais deste projeto, apresentando assim melhores condições de mobilidade aos docentes, funcionários, alunos, médicos e doentes.

Recorde-se ainda que os custos com os SMTUC são suportados pelos cofres municipais, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM