25 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

SMTUC expandem rede e adquirem mais autocarros

14 de Fevereiro 2020

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra vão continuar a apostar na expansão e melhoria da rede, de forma a reforçar a oferta a nível de transportes públicos e a garantir melhores condições à população. Para já, a autarquia de Coimbra prevê a expansão e reforço para a zona nordeste do concelho mas adianta, ainda, que continuam em curso os trabalhos para prolongar este serviço também à zona norte.

A expansão e melhoria da rede para a zona nordeste foi aprovada pelo executivo da Câmara Municipal, na reunião de segunda feira, e prevê o reforço da oferta nas localidades de Cova do Ouro, Lordemão, Redonda e Serra da Rocha, servidas pelas linhas 19 e 30 e suas variantes. As alterações, que vão entrar em funcionamento já na segunda feira (17 de fevereiro), em regime experimental, passam pelo prolongamento de linhas, novos percursos e relocalizações de paragens, de forma a aumentar significativamente a oferta de transporte público naquelas localidades.

Assim, a Linha 19T (Praça da República – Rocha Nova), vai ser prolongada desde esta localidade (Alto da Rocha) até à Cova do Ouro (Largo das Almas), pela Serra da Rocha, um prolongamento que será efetuado, igualmente, no período noturno, em que funciona a variante 19A, com regresso por S. Paulo de Frades e Eiras.

Já a Linha 30T (Praça da República – Lordemão, via S. Paulo de Frades) vai começar a passar pelo interior de Lordemão (Rua do Progresso) e pela Rua da Lapa, Rua do Depósito e Estrada Principal da Rocha até Vale Velho. Será, ainda, alterado o percurso da Linha 30 (Praça da República – Carapinheira da Serra, via S. Paulo de Frades), com suspensão do trajeto entre Lordemão e a Carapinheira da Serra – que passa a ser servido pela linha 19T – e fusão com a Linha 30R (Praça da República – Redonda, via S. Paulo de Frades), passando o percurso a partir de Lordemão (Vale Velho) a ser o seguinte: Estrada Principal da Rocha, Rua dos Depósitos, Rua da Lapa, Rua do Progresso, Estrada da Redonda e Rua do Cemitério, com regresso da Redonda pelo mesmo percurso, mas no sentido oposto.

A proposta aprovada contempla, ainda, a criação de oito locais de paragem, a relocalização das paragens no Alto da Rocha Nova e no Largo das Almas, na Cova do Ouro, e a uniformização das designações para a linhas.

A autarquia pretende reforçar também a oferta junto à Universidade Vasco da Gama, de forma a dar resposta aos alunos e aos utilizadores dos vários serviços que se encontram nessa zona. Nesse sentido, prevê incluir mais um horário em cada uma das linhas que atualmente efetua um desvio de percurso a este local em sete horários (linhas 27, 28 e 35), passando assim a existir 10 horários disponíveis, que garantirão uma maior oferta nas horas de maior procura. Também aí, serão criados dois novos pontos de paragem, um em cada sentido.

Esta medida enquadra-se no esforço que a Câmara tem vindo a fazer no sentido de reforçar o serviço de transportes públicos no concelho. Em dezembro entraram já em funcionamento cinco novas linhas, que beneficiaram as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego; e em janeiro os SMTUC chegaram também a Rio de Galinhas e Monforte. A autarquia adianta que os trabalhos continuam, sendo sua intenção prolongar o serviço à zona norte.

Este reforço tem-se traduzido também na contratação de mais motoristas e na aquisição de mais veículos, tendo a autarquia procedido já à abertura de um concurso público para a aquisição de 14 novos autocarros 100 por cento elétricos para renovação da frota dos SMTUC. Recorde-se que, nos últimos seis anos, a autarquia tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, que foi reforçada com 52 viaturas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM