O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou, na última reunião (4 de setembro), uma proposta de reajuste da oferta da rede de transportes dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), “com vista a melhorar a fiabilidade nos horários divulgados, dando desta forma seguimento ao esforço que os SMTUC têm feito para ir ao encontro das expetativas dos munícipes”, referiu a autarquia.
Assim, e após verificação dos horários atualmente praticados, são feitas alterações em 23 linhas convencionais, acrescidas de uma alteração na Linha Vermelha do Sistema ECOVIA já a partir de hoje (15), data de início do ano letivo de 2023/24.
Na Linha 6, que assegura ligações entre os hospitais públicos da cidade, é proposto o alargamento do tempo de percurso das viagens em ambos os sentidos, em quatro minutos. Já na Linha 6F, está prevista a criação de novas viagens nos dias úteis, nomeadamente que passem a realizar-se viagens com partida de Fala às 22h30 e 23h55 e, ainda, uma nova partida dos Hospitais da Universidade de Coimbra às 23h15, “de forma a garantir alternativa de mobilidade aos funcionários do hospital que terminam o expediente às 23h00”.
Já nas Linhas 10, 16G, 22 e 39 é proposto que o tempo de viagem seja alargado, “permitindo uma melhoria de fiabilidade dos horários”. No que respeita às Linhas 19, 19T e 19R, a proposta incide no prolongamento de percursos até à estação de Coimbra-B, após o ponto de paragem no Hospital da Luz, seguindo depois para a Av. Fernão de Magalhães no seu percurso habitual.
O horário das 08h25, em Taveiro, na Linha 12, ao sábado, será suspenso, prevendo-se que em alternativa passe a ser assegurado pela Linha 21 às 06h40, 08h00 e 09h20 uma vez que esta, nas deslocações com partida de Arzila, passa a fazer o percurso pelo interior das povoações entre a Rotunda de Telhões e a R. Dr. Luís de Freitas Morna. “Esta proposta permitirá o acrescento de oito paragens ao percurso, num claro esforço para melhorar o serviço prestado à população residente”, salienta a Câmara.
Em relação à Linha 25 será alterada a viagem das 10h35 (Casal da Rosa), passando a terminar no Arnado em vez de o fazer na Beira-Rio. A viagem das 19h00 verá a sua partida retardada para as 19h10, no Casal da Rosa. No que concerne à Linha 29, é proposta a alteração do ponto de horário na R. António Granjo (Coimbra A) para a R. do Padrão (Coimbra-B), passando assim a designar-se “Linha 29 (Estação Coimbra B – Hospitais U.C.)”.
Relativamente à Linha 37, propõe-se que o tempo de percurso da ida seja aumentado em cinco minutos, mantendo iguais os tempos de retorno. Esta alteração resultará na redução da oferta atual em quatro viagens. Contudo, “permitirá o aumento de fiabilidade no cumprimento dos horários anunciados”, garantiu.
Quanto à Linha 38, é sugerido que a viagem com partida do Polo II às 20h30 passe a terminar na Portagem, em detrimento de Santa Clara. Já o horário com partida às 20h40, no período de férias escolares de Verão, passa a ser assegurado pela Linha 38F (via Portela). O horário das 08h40 da Linha 38F, aos sábados, na Portagem, será suspenso, tendo como alternativa a Linha 14T, com uma partida da Beira Rio às 08h50.
No que diz respeita à Linha 43, a proposta incide unicamente no alargamento do tempo de deslocação do percurso, sendo necessário atrasar a viagem das 14h10, aos domingos na Portagem, passando a realizar-se às 14h20.
Nas Linhas 50T e 50S, é proposta a criação de mais uma viagem à localidade da Marmeleira, no final da manhã, nos dias úteis, através do prolongamento de uma viagem da Linha 50T que passará a realizar o percurso da Linha 50S. Esta viagem terá início às 13h45 na Manutenção, em vez da atualmente realizada pela Linha 50T às 13h50. Também é proposto que a viagem das 12h30 com início na Manutenção seja antecipada para as 12h25 e que haja alargamento dos tempos de viagem seguintes com alteração dos horários.
Por fim, nas Linhas 201, 202 e 203 é proposta a suspensão da oferta aos sábados, domingos e feriados devido à ausência de procura nestes dias.
Na Linha Vermelha do Sistema ECOVIA, e de forma “a garantir uma melhor articulação com os serviços prestados pela CP – Comboios de Portugal”, é proposta a alteração do tempo de percurso para 15 minutos em cada sentido, passando a frequência de 10 e 20 minutos para 15 minutos.