17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Semana Cultural da UC com quase 40 eventos com olhos postos no “Horizonte”

3 de Março 2023

A Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) regressou à cidade na quarta-feira (1) e decorre até 15 de março. Recheada de música, concertos, teatro e “performances”, a iniciativa totaliza perto de 40 eventos com olhos postos no “Horizonte”, tema desta 25ª edição.

A programação convida, assim, o público a olhar para o passado e para o futuro, “abordando os pilares materiais e imateriais do património de Coimbra e funcionando como uma espécie de ‘aquecimento dos motores’ daquilo que será depois a celebração dos 10 anos da classificação da Alta, Universidade e Sofia como Património Mundial da Humanidade, afirmou o vice-reitor daquela instituição de ensino superior, Delfim Leão, durante a conferência de imprensa de apresentação da Semana Cultural, que teve lugar na passada sexta-feira (24).

Nesta iniciativa, a “Universidade sai da Alta” vai ocupar diversos espaços da cidade, alguns deles “lugares improváveis”, com uma programação que tem também oferta para as crianças e vários eventos de entrada gratuita.

Ao longo de 15 dias haverá concertos, instalações artísticas, exposições, ciclos de cinema, teatro e ‘performances’. Destaque para 9 de março, com a dinamização da “performance” numa caravana, intitulada “Caravana Salatina”, pela Associação Catrapum, que procura dar visibilidade aos salatinas, população da Alta que foi expulsa daquela zona para dar lugar à cidade universitária durante o Estado Novo.

Segundo Vânia Couto, da Associação Catrapum, a viagem faz-se através dos sentidos, mas também de música e de testemunhos gravados pela própria de alguns dos salatinas ainda vivos, que foram despojados do seu lugar na cidade. “São pessoas que fazem parte da história e da cultura desta cidade e é preciso conhecer essas histórias”, realçou a artista.

Um concerto que tenta juntar a linguagem da arquitetura com a da música, um evento de gastronomia, um concerto que põe o jazz a dialogar com o Fado e Canção de Coimbra e um ciclo de cinema dedicado à memória são algumas das várias propostas da Semana Cultural.

O evento, organizado pela Universidade de Coimbra com o apoio do Banco Santander, arrancou na quarta-feira (1) com o Concerto do Dia da Universidade de Coimbra, pela Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente, que acolhe também hoje (3) o concerto de aniversário da Rádio Universidade de Coimbra, com a atuação dos grupos Quelle Dead Gazelle e OCENPSIEA.

No programa estão ainda previstos, entre outros eventos, uma exposição do artista Diogo Evangelista sobre Plutão, uma performance com poesia e música em dois trajetos da cidade e um espetáculo do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra em torno da obra “Rei Ubu”, de Alfred Jarry.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM