O dia de amanhã (27) é especial para a freguesia de São Martinho do Bispo, em Coimbra, que completa 920 anos da carta de povoação/foral. Desta forma, foi preparado um programa de celebração que pretende enaltecer o percurso de quem tem levado a freguesia num caminho de sucesso e conquistas.
Logo pela manhã, às 10h00, haverá o hastear das bandeiras no edifício da Junta de Freguesia, que agora também é a sede da União de Freguesias.
Durante todo o dia, todos os lugares da freguesia de S. Martinho do Bispo serão animados por um grupo de gaiteiros, lembrando que este é um dia festivo e convocando a população para se associar à sessão solene, que decorrerá a partir das 17h00, junto à sede da Junta de Freguesia.
Nesta sessão serão entregues várias distinções, mas a homenagem principal vai este ano para a Escola Superior de Enfermagem, criada na freguesia, junto ao Hospital dos Covões, em Maio de 1971, com a designação de Escola de Enfermagem de Bissaya Barreto. “Faz um trabalho muito especial com alunos no âmbito da ação social, os quais percorrem as duas freguesias, casa a casa, procurando aperceber-se das necessidades. Isto possibilita aos alunos, futuros enfermeiros, sensibilidades e vivências diferentes”, refere Jorge Veloso, presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.
A placa alusiva aos 920 anos de história da freguesia será descerrada pelas 18h00, seguindo-se o acender das velas do bolo de aniversário e os “parabéns”.
No domingo decorrerá ainda, pelas 11h00, uma missa de celebração na Igreja de S. Martinho do Bispo, onde também serão evocados todos os autarcas já falecidos e que deram muito de si à freguesia.