23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

São João do Campo: Obras do Polidesportivo vão permitir múltiplas utilizações

11 de Junho 2021

O polidesportivo de São João do Campo, com aproximadamente 30 anos, está a ser requalificado. A primeira fase da empreitada desta obra foi consignada, na semana passada, pelo presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, para grande satisfação do presidente da Junta de Freguesia, Dinis Pereira, e da população, já que vem valorizar a freguesia e cria condições para a realização de múltiplas iniciativas, não só desportivas mas também culturais e recreativas.

A primeira fase da reconstrução do polidesportivo representa um investimento de mais de 80 mil euros. De acordo com Manuel Machado, este equipamento desportivo vai ficar “mais digno, adequado e melhor equipado”. A obra vai decorrer por fases, tendo em consideração as especialidades, o que, segundo o autarca, vai permitir “poupar dinheiro público”.

“Não é uma obra de fachada. É uma obra de utilização coletiva para a prática desportiva, mas também para a prática cultural e recreativa”, disse.

Dinis Pereira recordou que esta requalificação era um compromisso assumida pela Junta e pela Câmara, sendo esta uma obra que vem valorizar a Freguesia de São João do Campo e proporcionar mais e melhores condições às várias associações locais.

“Em nome do Executivo e da equipa que comigo trabalha temos de agradecer ao presidente Manuel Machado e ao restante Executivo [municipal] que desde o primeiro momento se mostraram disponíveis para apoiar esta obra e foi sem dúvida graças a esse apoio que hoje se conseguiu dar um novo rumo a este espaço de utilização coletiva”, destacou na cerimónia de consignação da empreitada, que contou ainda com a presença do vereador da Câmara de Coimbra, Carlos Cidade, de funcionários municipais, de membros das associações e coletividades da freguesia e de populares.

A obra – já entregue ao empreiteiro e com um prazo de execução previsto de 60 dias – visa, nesta fase, a requalificação do pavimento do campo de jogos, que atualmente se encontra desgastado, não podendo por isso ser utilizado quando está tempo de chuva. Serão então executados trabalhos de escavação para implantação de sapatas e vigas de fundação, bem como a demolição de seis postes existentes e dos muros interiores de vedação do campo de jogos; trabalhos de melhoramento e readaptação da rede de drenagem de águas pluviais e da rede de esgotos; reparação e pintura do portão e porta de acesso ao campo de jogos; aplicação de painéis de rede, incluindo os postes de fixação; e instalação de tubagem para posterior passagem de outras infraestruturas tais como eletricidade e rede de dados.

Depois será construída uma cobertura sobre o equipamento existente, de modo a que seja possível a sua utilização durante todo o ano, quer para a prática desportiva, quer para a realização de eventos culturais e recreativos. Esta intervenção visa, no fundo, viabilizar diferentes tipos de utilização do equipamento, aproximando o espaço da população, nomeadamente dos jovens e dos mais idosos.

A estrutura será executada em perfis metálicos, sendo revestida a placas de policarbonato, permitindo, desta forma, a passagem de luz natural e criação de um ambiente interior mais claro. A sua construção irá, também, proteger os utilizadores do pavilhão. O acesso principal a este equipamento continuará a fazer-se pela Rua do Bairro Alto, bem como, a sul, irá manter-se a entrada pela escola do 1.º Ciclo de Ensino Básico.

O equipamento existente encontra-se inserido num lote de 1.630 metros quadrados, pertencente ao domínio público municipal. É constituído por um campo de jogos e um edifício de apoio, que integra os balneários, as instalações sanitárias e um bar.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM