19 de Julho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Santos Populares animam Coimbra até ao final do mês

14 de Junho 2019

As tradições dos Santos Populares voltam a animar Coimbra até ao final do mês. As celebrações espalham-se por vários espaços da cidade, mantendo vivas tradições antigas que fazem parte da memória coletiva de muitas gerações, como as fogueiras, os bailes e os sabores típicos da quadra, como a famosa sardinha assada.

A União de Freguesias (UF) de Coimbra celebra esta época com vários eventos e em diversos palcos, nomeadamente no Mercado do Calhabé, no Largo do Romal, na Conchada e na Pedrulha, estendendo-se, pela primeira vez, a Coselhas. Marcadamente populares, estas celebrações pretendem proporcionar o convívio e a confraternização, ao mesmo tempo que, como explica o presidente da UF, João Francisco Campos, convida a reviver “tradições da cidade, do povo e da nossa cultura popular”.

Depois do sucesso do ano passado, os festejos dos Santos Populares surgem agora com o mesmo esplendor e atrações, proporcionando vários dias de muita festa. “A UF de Coimbra é, como sempre digo, o ‘casco’ antigo da cidade, onde sempre se festejaram os Santos Populares e é isso que continuaremos a fazer”, sublinha o autarca, convidando todos a usufruir desta animada festa, que conta com o envolvimento da Academia de Música de Coimbra, Associação Cultural e Artística Salatina e Clube Desportivo Pedrulhense.

Este programa abriu anteontem, com a Academia de Música de Coimbra a animar o Mercado do Calhabé e o Teclista Síncopa a animar a festa no Largo do Romal.

A animação continua no dia 22, com o mesmo teclista a assegurar um animado baile popular no largo da Igreja da Pedrulha. No dia seguinte, noite de S. João, a animação regressa ao Mercado do Calhabé, onde a Associação Salatina vai reeditar o espetáculo que tanto sucesso fez no ano passado. Na mesma noite há também festa no Largo do Romal, onde haverá um baile animado por Patrick.

O Largo do Romal é um dos principais palcos da festa, com espetáculos em todas as noites que antecedem os Santos Populares – Santo António, S. João e S. Pedro. Neste espaço emblemático da Baixa a festa continua na noite de 27, num serão animado por Tiago Silva.

O programa dos Santos Populares continua no dia 28, a partir das 20h30, no Largo do Clube da Conchada, com a música a cargo de BK Music; e encerra no dia 29, a partir das 20h00, com um baile no Largo Maria Linda, em Coselhas, animado pelo Teclista Síncopa.

Para além destes eventos promovidos pela UF de Coimbra, em parceria com diversas entidades, vão realizar-se ainda, nos dias 22, 23 e 28, no Largo Marquês de Pombal, as tradicionais fogueiras da Alta de Coimbra, numa organização do Grupo Folclórico de Coimbra, que conta com o apoio desta União de Freguesias.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM