17 de Junho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Santo António inspira criação de um novo roteiro turístico em Coimbra

9 de Junho 2022

Coimbra tem agora um novo roteiro turístico, inspirado nos caminhos que Santo António terá percorrido durante cerca de 10 anos em que viveu nesta cidade.

Trata-se dos “Caminhos de Santo António”, um passeio guiado, com cerca de três quilómetros, que parte da Igreja de Santo António dos Olivas e ruma ao Mosteiro de Santa Cruz, “num percurso inverso ao da cronologia de Santo António por ser esta uma forma mais confortável e acessível para quem pretenda participar”, diz a guia intérprete da Walking Lovers Portugal Cultural Walks, Rafaella Borges.

A iniciativa pretende dar a conhecer a vida de Santo António em Coimbra, bem como a própria cidade, falando sobre o seu património histórico, material e imaterial, mas também experienciando a contemporaneidade.

Santo António é, assim, o mote para um passeio “que nos permite abordar temas tão diversos como a evolução do traje académico ou a doçaria de inspiração conventual ou até mesmo a importância da água e dos jardins urbanos, o património azulejar, o urbanismo, entre outros”, salienta.

O projeto “Caminhos de Santo António” pretende ainda atingir objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente ao nível de espaços comerciais já existentes ao longo do percurso, mas também incentivando a criação de novos, estabelecendo diversas parcerias, como a Pastelaria Tosta Rica e o Café Santa Cruz.

“Queremos ir ao encontro de quem quer conhecer um pouco mais sobre a vida de Santo António, nomeadamente sobre o período em que viveu em Coimbra, mas também aos que querem conhecer a cidade de uma forma diferente”, refere Alice Luxo, Intérprete do Património da Casas Contadas, também mentora do projeto.

Coimbra é uma cidade “rica” em cultura

Segundo a responsável, o projeto quer mostrar que Coimbra “não é uma cidade que se visita em três horas”. “Queremos que as pessoas fiquem aqui mais tempo e Santo António é a figura ideal para o fazer, pois é reconhecido internacionalmente”, reforça.

No passeio, que tem a duração de cerca de três horas, será dado destaque, com paragem e visita, à Igreja de Santo António dos Olivais, aos Mosteiro de Santa Maria de Celas, ao Jardim da Sereia, Mosteiro de Santa Cruz e ao Café Santa Cruz.

“Há ainda a possibilidade de marcar um passeio para o dia inteiro ou por etapas”, acrescenta Rafaella Borges.

A iniciativa terá lugar todas as quartas-feiras e sábados de manhã, pelas 09h30, podendo ser realizado em outras datas, com agendamento prévio e limite de 15 pessoas. O valor do passeio, cujo primeiro tem data marcada para 13 de junho, dia de Santo António, em modo “Walking Tour” tem um custo de 17 euros e inclui a degustação de um doce e de uma bebida (café ou água).

“Temos também a possibilidade de o trajeto ser feito com transporte caso haja necessidade de o adaptar por questões de acessibilidade ou climatéricas”, destaca.

No final do passeio cada participante vai ter direito a um postal de lembrança com um selo de confirmação de que o visitante fez o passeio.

“Caminhos de Santo António” conta com a colaboração da Junta de Freguesia (JF) de Santo António dos Olivais e da União das Freguesias (UF) de Coimbra. “É um roteiro turístico que tem a intenção de ligar a cultura, a gastronomia ao desenvolvimento do comércio local, que está envolvido no projeto, como pastelarias e cafés de doçaria tradicional”, diz o presidente da JF de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro, mostrando-se satisfeito em abraçar a iniciativa “importante para a região de Coimbra e que permite envolver todas as gerações e dar a conhecer o nosso património”.

Já o presidente da UF de Coimbra, João Francisco Campos, é importante que Coimbra “desperte cada vez mais para a noção de que Santo António nasceu aqui, pelo que estas iniciativas são sempre importantes para a dinamização da cidade e para mostrar que este padroeiro é nosso”.

“Caminhos de Santo António” surge no âmbito de uma parceria entre Rafaella Borges, guia intérprete da Walking Lovers Portugal Cultural Walks, e Alice Luxo, Intérprete do Património da Casas Contadas, ambas com Registo Nacional de Animação Turística pelo Turismo de Portugal. Para saber mais informações e ficar a conhecer todo o projeto pode consultar a página do Facebook e do Instagram “Caminhos de Santo António”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM