A Freguesia de Santo António dos Olivais tem vindo a crescer em termos habitacionais. Com cerca de 60 mil habitantes, é frequentada diariamente pelo dobro dos moradores, pessoas que trabalham neste território, onde se encontram vários hospitais, muitos centros comerciais e grandes superfícies, clínicas, serviços múltiplos e escolas e estabelecimentos de ensino superior.
O presidente da Junta, Francisco Andrade, congratula-se com este movimento que “dá vida à freguesia” mas, por outro lado, lembra também que esta afluência acarreta outras responsabilidades e despesas. No caso dos estudantes, lamenta que não possam ser contemplados nos dados da Junta, uma vez que permanecem na freguesia praticamente todo o ano, sendo preciso responder às suas necessidades mas sem qualquer benefício financeiro para a Junta que recebe do Fundo de Freguesias mediante os números dos seus recenseamentos.
A nível de habitação verifica-se um crescimento, com “zonas habitacionais fortíssimas”. Francisco Andrade dá como exemplos “a Portela do Mondego, a Solum e mesmo a Maínça e redondezas, zonas que têm vindo a crescer em todos os aspetos”.
“Santo António dos Olivais é uma freguesia de grande dimensão. Cerca de 80 por cento das câmaras do país são menores que a nossa freguesia, algumas cabem num dos nossos bairros”, sublinha, lamentado que esta dimensão não se traduza a nível de orçamento.