As festas de S. Mateus são um reflexo do que se faz no concelho. Com origens muito remotas, têm apostado, nos últimos anos, em eventos inovadores, mantendo contudo toda a tradição. A FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria e a Feira das Freguesias são duas realizações que enriquecem esta tradição, envolvendo as “forças vivas” do concelho e mostrando o que tão bem sabem fazer.
A FATACIS, que está a decorrer até segunda feira no Espaço Multiusos Soure 1111, assume-se como uma montra do dinamismo do tecido empresarial do concelho e da região. Promovida pela Associação Empresarial de Soure (AES), em parceria com a Câmara de Soure, esta feira tem vindo a crescer em expositores e visitantes. De acordo com o presidente da autarquia, Mário Jorge Nunes, estão nesta edição cerca de 200 expositores, lotação máxima permitida pelo recinto, “estando todos os espaço disponíveis já esgotados desde finais de agosto”.
A FATACIS assume-se como uma montra dos mais variados setores de atividade, garantindo aos visitantes uma grande diversidade de produtos. A par com a exposição e venda a “céu aberto”, onde se encontra uma grande exposição de maquinaria agrícola, do setor automóvel e outras máquinas, há ainda um stand fechado onde se encontram os serviços, a área da gastronomia, o artesanato urbano e tradicional, entre outras atrações.
Inaugurada ontem, a FATACIS reabre hoje e amanhã às 14h00, domingo abre às 11h00 e na segunda novamente às 14h00.
Freguesias unidas no S. Mateus
A Feira das Freguesias é outra das atrações do S. Mateus que, com esta realização, envolve todas as freguesias do concelho. A decorrer no Parque dos Bacelos, este certame abriu ontem e assume-se, como explicou o vereador Gil Soares, como um espaço “onde as coletividades mostram a sua dinâmica” e um palco para os ranchos, filarmónicas e grupos culturais darem a conhecer a riqueza do concelho.
Mário Jorge Nunes lembra, por sua vez, que esta feira surgiu há quatro anos e que “só é possível graças ao grande envolvimento das juntas de freguesia”, trabalhando todos em conjunto para dar a conhecer aos milhares de visitantes o grande dinamismo do concelho de Soure.