16 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

S. Martinho e Ribeira de Frades prolongam candidaturas para bolsas de estudo

6 de Novembro 2020

A União de Freguesias (UF) de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades prolongou até 30 de novembro o prazo das candidaturas para a atribuição de prémios aos melhores alunos e bolsas de estudo aos estudantes que ingressaram este ano no ensino superior.

O executivo, presidido por Jorge Veloso, explica que devido aos “diversos fatores que têm condicionado de forma excecional o normal funcionamento e desenvolvimento de atividades que até então se têm oferecido à comunidade”, decidiu prorrogar o prazo de candidaturas que visa a atribuição de prémios aos melhores alunos do ano letivo 2019-2020 que residam nesta UF, bem como o período de candidatura que visa a atribuição de bolsas de estudo aos jovens da freguesia que transitaram do ensino secundário para os estabelecimentos de ensino superior. Com esta medida, pretende “proporcionar à comunidade educativa um prazo mais alargado de elaboração e entrega das respetivas candidaturas”, o que pode ser feito até ao dia 30 deste mês.

Recorde-se que, à semelhança dos anos anteriores, a UF vai distinguir os melhores alunos do final de cada ciclo de ensino (4.º, 6.º, 9.º e 12.º ano), pretendendo, com este reconhecimento, “desenvolver o gosto pelo estudo e pela aprendizagem, premiando os alunos que se destacam pelos resultados escolares, incentivando-os na vida académica e profissional”.

Para além deste reconhecimento habitual, a UF vai atribuir também bolsas de estudo aos jovens que residam no seu território e que tenham ingressado no ensino superior, medida que se insere num “programa de apoio às famílias”. De acordo com o regulamento, “o valor máximo da bolsa a atribuir ao candidato em que o seu agregado se encontre no 1.º, 2.º ou 3.º escalão de IRS é de 70 euros”, verba que será atribuída durante 10 meses. O regulamento prevê ainda que, “caso o agregado familiar do candidato esteja num escalão de IRS superior ao 3.º, será atribuída a título de prémio, uma só prestação de 100 euros”.

Com esta medida, o executivo quer “valorizar e premiar os estudantes que, através do seu investimento pessoal, direta ou indiretamente, contribuíram para a promoção, fortalecimento e desenvolvimento da UF”. Este apoio assume-se também, como refere o regulamento, como “um incentivo adicional que visa apoiar e potenciar o empenho nas atividades escolares” e apoiar os estudantes que acabam de ingressar no ensino superior, ajudando as famílias a “fazer face às despesas da sua vida académica”, minimizando o seu esforço e conferindo “maior estabilidade psico-emocional ao estudante, de modo que possa prosseguir o seu percurso académico, numa perspetiva responsável”.

As candidaturas aos prémios e bolsas podem ser efetuadas até 30 de novembro, nas secretarias da UF, em S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. Serão depois apreciadas por um júri, composto por três elementos nomeados por despacho do presidente da UF, Jorge Veloso. Os vencedores vão ser anunciados no início de dezembro, estando a cerimónia de entrega prevista também para esse mês, em data a anunciar.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM