28 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

S. Martinho e Ribeira de Frades: Espaço Cidadão reforça resposta à comunidade

28 de Maio 2021

A União de Freguesias (UF) de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades é a única freguesia do concelho de Coimbra que conta com um Espaço Cidadão. Trata-se, ao jeito do que sucede com as Lojas do Cidadão, de um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, aproximando os inúmeros serviços da administração central dos cidadãos.

No Espaço Cidadão as pessoas podem, por exemplo, tratar da renovação da Carta de Condução, solicitar nova senha ou a Caderneta Predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas à ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão do Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, realizar os serviços e-fatura, entre outros.

O Espaço Cidadão abriu, na sede de S. Martinho do Bispo, em Bencanta, em fevereiro de 2020, poucos dias antes do início da pandemia da covid-19. Para o presidente da UF, Jorge Veloso, trata-se de “uma mais valia para os cidadãos que podem resolver aí muitas das suas necessidades”. Segundo o autarca, só este ano, de janeiro a abril, tinha realizado já “600 atendimentos reais”, tendo sido também uma importante resposta no ano passado, com “muitos cidadãos, de vários pontos do país, a serem encaminhados para Bencanta devido à pandemia e ao facto de muitos serviços se encontrarem fechados”.

Jorge Veloso considera, contudo, que há ainda “processos que têm que ser simplificados”, nomeadamente entre a Agência de Modernização Administrativa e o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) para evitar casos como os ocorridos neste cenário de pandemia. “Apareceram-nos aqui, por exemplo, pessoas de Lisboa para renovar o seu Cartão de Cidadão que não o puderam fazer, ou porque o documento estava caducado há mais de 30 dias ou porque a pessoa tinha menos de 25 anos…”, explica. Há, portanto, limitações e impedimentos para os quais o sistema não alerta e que importa corrigir.

Defende que essas situações têm que ser progressivamente melhoradas mas sublinha que se trata de uma resposta fundamental para a população, daí que a Junta a tenha “abraçado” de imediato e tenha feito o necessário investimento, quer a nível de equipamentos, quer da formação do seu pessoal. De acordo com Jorge Veloso, dois funcionários – um de S. Martinho do Bispo e outro de Ribeira de Frades – receberam formação, estando os dois preparados para atender e ajudar os cidadãos em qualquer ocasião.

O Espaço Cidadão funciona na Junta de S. Martinho, em Bencanta, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Marcações podem ser agendadas através do telefone 239 445 155 ou do e-mail juntabispo@sapo.pt.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM