22 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

S. Martinho do Bispo celebra Dia da Freguesia

23 de Julho 2021

Os 917 anos da Freguesia de S. Martinho do Bispo vão ser comemorados, no domingo e na terça feira, com um programa que inclui vários momentos. Apesar dos condicionalismos impostos pela pandemia, esta data não passará “em branco”, uma vez que, como realça Jorge Veloso, “é importante manter vivas estas datas de grande significado”.

O presidente da União de Freguesias (UF) de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades explica que o programa se vai dividir em dois momentos, decorrendo o primeiro já na tarde de domingo no renovado Largo do Chafariz, que, a partir das 14h30, acolherá várias atividades culturais e de lazer, como jogos tradicionais, uma pequena mostra de artesanato e momentos musicais. Jorge Veloso adianta que estarão presentes neste programa apenas “alguns Ranchos Folclóricos da Freguesia, grupos de jovens e alguns dos artistas que têm colaborado sempre nas diversas iniciativas da Junta, como nas tasquinhas e na Semana Cultural”.

Assim, para além dos jogos e do artesanato, haverá ainda um momento musical, a partir das 17h00, com Ruizinho de Penacova, Tiago Silva e Dani Ferraz & André Pinto.

“É um programa diferente, com animação mas também com contenção e muitos cuidados. Como temos estado parados nestes dois últimos anos, os grupos folclóricos e de jovens têm-nos pedido para fazermos alguma coisa porque estão ansiosos para terem alguma atividade e para fazerem aquilo que gostam”, realça.

Espera, por isso, que esta seja “uma tarde de convívio, feliz e que, cumprindo todas as medidas de segurança, permita que as pessoas possam esquecer, por um momento, estes tempos difíceis de pandemia que atravessamos”. Jorge Veloso diz que “é difícil tomar decisões que agradem a todos” mas garante que todas as normas de segurança serão respeitadas, com entradas e saídas diferentes para evitar cruzamentos, uso obrigatório de máscara, dispensadores de gel no recinto, entre outras medidas que sejam consideradas necessárias para acautelar a saúde de todos.

As comemorações continuam depois na terça feira (27 de julho), Dia da Freguesia, na sede da Junta de S. Martinho do Bispo, a partir das 18h00. Nessa cerimónia solene vai ser apresentada a monografia da freguesia, um documento que, como explica o presidente, “reúne toda a história destes 917 anos de S. Martinho do Bispo”. Trata-se, como realça, “de um trabalho extenso, muito minucioso, que honrará a freguesia e todos aqueles que deram o seu melhor a favor dela durante várias décadas”.

Durante esta sessão, a Junta vai homenagear algumas entidades que, com o seu trabalho, têm contribuído para o desenvolvimento desta freguesia – Instituto Politécnico de Coimbra, Bluepharma, Conferência São Vicente de Paulo, Agrupamento de Escuteiros 893 Fala, Vigor da Mocidade – Futebol e  Vigor da Mocidade – Ginástica Acrobática.

O programa comemorativo termina à noite, com o concerto do grupo “Cordis”, que vai atuar na Igreja Paroquial, a partir das 21h00.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM