8 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

S. João do Campo apoia grupos de risco no processo de vacinação

19 de Março 2021

A Junta de Freguesia de S. João do Campo está a apoiar os grupos populacionais de maior risco no processo de vacinação contra a covid-19. O executivo, presidido por Dinis Pereira, disponibiliza auxílio à comunidade na identificação e verificação dos cidadãos que integram as listas da primeira fase de vacinação.

“O apoio à consulta das listagem existentes e, até mesmo, a interação com o simulador online, permitindo aos cidadãos com idade igual ou superior a 50 anos saberem se estão incluídos nas listas da primeira fase da vacinação, são alguns dos apoios prestados pela Freguesia de S. João do Campo”, esclarece o executivo.

Desta forma, a Junta quer “assegurar que os cidadãos, pertencentes aos grupos prioritários, usufruam do direito à vacinação”. Neste processo, o executivo procura evitar deslocações ao posto de atendimento, apelando aos cidadãos que privilegiem os contactos alternativos (telefone 239 964 300 ou email jfsaojoaodocampo@sapo.pt), devendo disponibilizar as informações necessárias, como nome completo, data de nascimento e número do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para que seja possível averiguar se estão ou não incluídos nesta primeira fase. Enaltece ainda “o importante papel dos familiares, amigos ou vizinhos no auxílio dos cidadãos que cumpram os requisitos e, por motivos diversos, não consigam interagir com o portal do SNS a fim de realizar a consulta das listagens”.

O executivo destaca também “a articulação em rede de todas as entidades envolvidas, fundamental para a identificação de utentes com condições específicas como isolamento social, dificuldades de transporte, situação de dependência ou dificuldades de mobilização, não inscrição no SNS ou inexistência de telemóvel ou dificuldades de utilização do mesmo”.

Recorde-se que os dois novos grupos prioritários que começaram a ser vacinados a 19 de fevereiro são os idosos a partir dos 80 anos e pessoas com mais de 50 e patologias associadas.

O executivo explica que já teve oportunidade de auxiliar e acompanhar em várias vertentes e considera que a população está “satisfeita quanto à organização e procedimentos adotados na vacinação em curso na região Centro”. Realça ainda que o Centro Social Paroquial é também parceiro neste apoio à população, exercendo um trabalho fundamentai no apoio aos idosos da freguesia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM