27 de Fevereiro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

S. João da Figueira: Celebrações inovadoras mantêm vivas tradições

19 de Junho 2020

A alegria do S. João vai animar a Figueira da Foz na terça e quarta feira (23 e 24 de junho). Apesar dos condicionalismos impostos pela Covid-19, a Câmara Municipal criou um programa alternativo e inovador para celebrar esta quadra que tanta tradição tem na cidade.

Assim, mesmo sem marchas populares, as habituais feiras e os espetáculos de palco, as Festas da Cidade/S. João prometem muita alegria e diversão, com a música alusiva aos santos populares e o fogo de artifício a espalharem-se pela cidade.

Pensado para evitar aglomerações, o programa começa na noite de S. João, conhecida como a mais longa do ano. Assim, no dia 23, às 21h30, o Duo SanPedro vai trazer a festa à cidade, num espetáculo itinerante que, segundo a autarquia, vai homenagear o trabalho das coletividades nos últimos anos no âmbito do S. João. Num veículo adaptado para o efeito, o Duo Sanpedro vai percorrer as artérias mais emblemáticas da cidade, revivendo a alegria característica desta época. A música vai passar por várias zonas – São João do Vale, Praça 8 de Maio, Praça General Freire de Andrade, Bairro Novo, Avenida 25 de abril e Avenida do Brasil, terminando nas Muralhas de Buarcos.

Neste percurso musical inovador não haverá paragens, de forma a evitar que as pessoas se juntem e acautelando as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Este concerto itinerante só vai terminar às 24h00, altura em que todos os olhares estarão virados para o céu, para apreciar o espetáculo pirotécnico que tantos visitantes atrai habitualmente. Também este momento será diferente este ano, com o fogo de artifício a surgir em seis pontos estratégicos, de forma a poder ser contemplado pelo maior número possível de pessoas. Assim, desta vez, vai ser lançado em seis praias do concelho – Leirosa, Costa de Lavos, Cova Gala, Claridade, Buarcos e Quiaios. Para que possa ser apreciado o melhor possível por todos, vai ser lançado com maior altitude do que nos anos anteriores, envolvendo assim o público neste momento de tanto simbolismo e de grande celebração para a Figueira da Foz.

No dia 24, dia de S. João e da Cidade, vai realizar-se a habitual sessão solene. Marcada para as 11h00, no Centro de Artes e Espetáculos, terá como ponto alto a entrega das distinções honoríficas atribuídas ao longo do ano. Segue-se, às 12h30, a homenagem a João Ataíde, anterior autarca da Figueira da Foz e que faleceu em fevereiro. O seu nome vai ficar perpetuado na cidade, com o descerramento de uma placa toponímica na praça junto ao Forte de Santa Catarina.

Para que a festa chegue realmente a todos, a autarquia vai transmitir em direto na sua página de facebook os momentos da animação itinerante do Duo SanPedro, o espetáculo pirotécnico e a cerimónia de distinções honoríficas.

Apesar dos condicionalismos que os tempos atuais exigem, a Figueira da Foz mantém vivo o espírito do S. João, com algum do seu brilhantismo habitual e com a emoção que carateriza as festas do concelho.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM