15 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Romaria do Espírito Santo regressa amanhã ao Largo dos Olivais

17 de Maio 2019

Começa amanhã a secular Romaria do Espírito Santo. Durante cerca de um mês, até 10 de junho, o Largo Padre Estrela Ferraz enche-se de vida, convidando as pessoas a sair à rua e desfrutar deste ambiente de festa e diversão.

Zilda Monteiro

Depois de uma intensa e emocionante viagem no tempo, o Largo Padre Estrela Ferraz, também conhecido como Largo dos Olivais, prepara-se agora para mais um mês de intensa festa. A Romaria do Espírito Santo dispensa apresentações, já que se trata de um evento secular que todos os anos mantém viva tradições de outrora, com o recinto a encher-se de aromas, sabores e saberes que continuam a seduzir os visitantes.

Promovida pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, a Romaria abre amanhã à tarde e vai animar o Largo até 10 de junho. De acordo com Graça Oliveira, do pelouro de Solidariedade Social, Cultura e Eventos Culturais da Junta, participam neste evento cerca de 20 expositores, ligados às mais variados setores de atividade e alguns deles presença assídua neste evento há várias décadas. Fiel à tradição, não vão faltar no recinto a famosa louça de barro, a cutelaria, os utensílios para o lar, as flores, o artesanato, os brinquedos tradicionais, o calçado e muitos outros artigos que são já imagens de marca deste evento. A par com esta vertente expositiva, destaque para os sabores e aromas tradicionais, como as farturas, os churros, o pão com chouriço, a sardinha assada e outros doces e petiscos.

Não podem faltar também os equipamentos de diversão que, segundo Graça Oliveira, estão este ano “reforçados”, havendo mais carrosséis e atrações para os mais novos.

A par com toda esta diversão, a Romaria conta ainda com um programa de animação, sobretudo aos fins de semana. Neste primeiro dia destaque para as atuações do Grupo de Concertinas “Amigos da Paróquia” (17h00) e do Rancho Folclórico de Penamacor (21h00). No domingo a música está a cargo do Grupo Bem Canta (17h00). A animação continua no dia 24, com a atuação de Ruizinho de Penacova (17h00). No dia 25 atuam o Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra (17h00) e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Baião (18h00). No dia 31 de maio o programa é preparado especialmente para os mais novos. A Junta antecipa as comemorações do Dia Mundial da Criança e convida as escolas da Freguesia a visitarem a Romaria, num programa especial que começa às 10h30 e que, para além de todas as atrações, inclui o concerto “Viajar no tempo”, pela Academia de Música de Coimbra. Nesse dia, os carrosséis não vão, com certeza, parar e haverá também ateliês de pintura e barro, que convidam os mais jovens a descobrir a arte e a mostrarem a sua criatividade. No dia seguinte, Dia da Criança, continuam as celebrações, a partir das 16h00, com uma tarde especial dedicada a todas as crianças. Destaque ainda para as atuações do Grupo da Associação Intercultural Espaço Vivo da Comunidade Russa e da Escola Chinesa (16h00) e para o Encontro de Tunas (21h00).

O programa de animação continua a 2 de junho com a atuação do Rancho Folclórico de CBM Santo Varão (17h00), no dia 8 com o Grupo Regional da Pampilhosa do Botão (17h00), no dia 9 com o desfile e atuação das marchas populares (20h00) e no dia 10 com o Encontro de Concertinas (17h00).

Apesar da Romaria terminar a 10 de junho, o programa integra ainda a procissão de Santo António, no dia 13, e o tradicional Cortejo do Imperador, que volta a ligar Eiras aos Olivais, passando por Celas, no dia 16. Francisco Andrade, presidente da Junta, recorda que estes são também dois eventos com grande tradição na Freguesia e que continuam a mobilizar a comunidade. Espera, agora, que a população e toda a cidade desfrute da Romaria, um evento que é criado a pensar nas famílias, com atrações para todas as idades e que assegura um mês de grande animação.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM