14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Ribeira de Frades celebra Nossa Senhora da Nazaré

9 de Agosto 2019

Ribeira de Frades vai estar em festa na próxima semana. As tradicionais celebrações em honra de Nossa Senhora da Nazaré começam na terça feira (13 de agosto) e prolongam-se até sábado, com um programa envolvente que continua a ter como ponto alto a secular “viagem do Círio”, que volta a ligar, no feriado de 15 de agosto, a Baixa de Coimbra àquela localidade da União de Freguesias (UF) de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, num percurso que atravessa várias zonas do concelho.

Com mais de 500 anos de história, a “viagem do Círio” continua a mobilizar, como realça o presidente da comissão de festas, Nuno Duarte, “muitas centenas de pessoas” neste desfile que começa na Igreja de Santa Cruz e que, ao longo do caminho, vai juntando várias pessoas das localidades por onde passa, havendo também muitos fiéis que o aguardam nas ruas ou em casa, nas varandas ou janelas, saudando a Santa à sua passagem, lançando-lhe pétalas de flores.

Esta tradição continua a juntar, como recorda, pessoas a pé mas também de motorizada, moto, bicicleta, trator e mesmo a cavalo que, numa “procissão” singular, acompanham a imagem de Nossa Senhora da Nazaré.

Nuno Duarte congratula-se com o facto de, “de ano para ano, se verificar uma renovação de gerações” nesta realização, testemunhando a importância que tem também para os mais novos, que asseguram assim a sua continuidade. “Tinha dois anos quando vim com o meu pai, pela primeira vez, esperar a Bandeira. Há 43 anos que mantenho este ritual, que já passei também aos meus filhos”, conta, esperando que as sucessivas gerações mantenham sempre vivas estas tradições que fazem parte da memória e da cultura dos habitantes desta UF.

A “viagem do Círio” começa, na quinta feira, às 8h30, com a saída da Igreja de Santa Cruz, prevendo-se que passe pela Avenida de Conímbriga às 9h15 e chegue à Igreja Matriz de Ribeira de Frades às 13h00. Durante a tarde, às 16h00, é celebrada missa solene, seguida de procissão. Findas as celebrações, por volta das 18h00, o Círio inicia a viagem de regresso à Igreja de Santa Cruz.

Grandes espetáculos musicais nos cinco dias

Este será o ponto alto das celebrações, mas as festividades são muito mais abrangentes, contando com um atrativo cartaz musical que abre na terça feira com as atuações de J & V Music e Dj RC. Na quarta atuam a banda Low Kost e o Dj Alex G e há também animação com o famoso humorista Fernando Rocha. Na quinta feira sobem ao palco David Antunes & The Midnight Band, tendo como convidado especial o cantor FF. Dexys encerra a noite. No dia 16 a música está a cargo de uma banda bem conhecida na região, Os Red, que vão estar acompanhados pela Filarmónica União Taveirense (FUT), que este ano celebra o seu 150.º aniversário. A noite continua com o Dj Psi.

Para dia 17, último dia das celebrações, está reservado o espetáculo dos Anjos, que estão a celebrar 20 anos de carreira. A noite continua com as atuações dos II Vikings e do Dj Alex G.

Nuno Duarte destaca a qualidade do programa e espera que as pessoas desfrutem destas festas que, todos os anos, “envolvem a comunidade local mas atraem também muitos visitantes das freguesias e mesmo dos concelhos limítrofes”.

As celebrações contam, como habitualmente, com o apoio da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM