25 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Requalificação da estrada de Eiras inclui ciclovia e áreas verdes

25 de Fevereiro 2022

A estrada de Eiras vai ser requalificada. A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, na reunião de segunda feira, uma proposta de abertura de um concurso público para a melhoria daquela via, que passará a ter um perfil mais urbano. O projeto, com um preço base de 1.600.250 euros e um prazo base de execução de 540 dias, prevê a criação de uma ciclovia, a plantação de árvores em toda a extensão da estrada e a introdução de medidas que visam reduzir as velocidades de circulação, tornando também esta rua mais segura, sustentável e amiga do ambiente.

A intervenção prevê a requalificação da estrada de Eiras, no troço entre a rotunda da estação ferroviária e a rotunda do parque industrial de Eiras. Aprovado em dezembro, este projeto inclui uma ciclovia de dois sentidos, que será criada do lado nascente da estrada de Eiras. De acordo com a autarquia, terá uma largura de 2,20 metros constante ao longo da totalidade do troço, será definida ao nível do passeio e a sua ligação com a restante rede de ciclovias fica condicionada ao desenho da integração urbana do Metrobus, devendo ser concretizada aquando da sua implementação. A ciclovia será complementada com a plantação de uma alameda de árvores em toda a sua extensão.

Entre a rotunda da estação e a Rua Seabra de Albuquerque não haverá lugar a estacionamento ao longo da via, mantendo-se nos locais onde existe estacionamento dentro dos lotes. Entre a Rua Seabra de Albuquerque e a rotunda do Bairro de S. Miguel está definida uma zona de estacionamento do lado poente da via, servindo as habitações e serviços existentes. “Desta rotunda até ao parque industrial de Eiras (Rua Adriano Lucas) mantêm-se os estacionamentos existentes, embora ligeiramente reconfigurados, beneficiando aqui de larguras de faixas (pedonais, arbóreas, cicláveis e viárias) ligeiramente mais amplas que nos troços anteriores”, pode ler-se na memória descritiva do projeto.

Os passeios serão maioritariamente pavimentados em pavê retangular cinza, assegurando assim um maior conforto à circulação pedonal, mantendo-se a calçadinha existente em apenas alguns locais.

A Câmara recorda que a empresa municipal Águas de Coimbra tem vindo a intervir na estrada de Eiras com uma empreitada de execução de coletor pluvial e remodelação das redes de distribuição de águas e de drenagem de águas residuais. Assim, este projeto foi parcialmente adotado pela empresa municipal, a qual executará até ao término da sua empreitada os lancis, estacionamentos, paragens de autocarro e pavimentação da via nos troços em que intervieram, razão pela qual competirá à entidade executante garantir que os trabalhos constantes do caderno de encargos não danificam os entretanto já executados.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM