A REN – Redes Energéticas Nacionais ofereceu uma viatura 4×4 à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra. Esta ação integra-se na sua política de apoio às comunidades locais, especialmente na prevenção de incêndios rurais.
De acordo com a REN, só no concelho de Coimbra, nos últimos três anos, já efetuou a limpeza de mais de 535 hectares (o equivalente a 535 campos de futebol) de floresta, o que corresponde ao total da área ocupada por linhas de transporte de energia no distrito.
Através de uma estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os municípios na defesa da floresta contra incêndios, desde 2009 a REN atribuiu 80 veículos a diversas instituições, entre corporações de bombeiros e equipas de prevenção de incêndios das autarquias. Anuncia ainda que, este ano, para além de Coimbra, “as corporações de Cete, Ourique, Fanhões, Fafe, Ponte da Barca, Viseu, Freixo de Espada à Cinta e Arruda dos Vinhos serão contempladas com uma viatura 4×4”.
“A doação destas viaturas é o reconhecimento do trabalho que as corporações de bombeiros fazem durante todo o ano. Para a REN, a prevenção contra os incêndios rurais não se realiza apenas na época crítica. Temos várias ações de prevenção em articulação com as autoridades competentes, limpando os corredores de transporte de energia, de forma a aumentar a resiliência das nossas infraestruturas e dos territórios onde as mesmas se encontram implantadas aos incêndios rurais, criando, simultaneamente, oportunidades de combate aos Bombeiros e restantes Equipas de Proteção Civil”, realça o Administrador Executivo da REN, João Conceição.
De referir que, atualmente, a REN é responsável pela limpeza de mais de 21 mil hectares de floresta em todo o país, tendo limpo nos últimos cinco anos mais de 39 mil hectares. Segundo a empresa, em 2019 atuou em mais de oito mil hectares e em 2020 limpou cerca 10.603 hectares. Os trabalhos são efetuados em terrenos que não pertencem à REN, o que implica um contacto com os proprietários antes de qualquer intervenção. Em 2020, foram contactados 31.093 proprietários.